segunda-feira, 5 de abril de 2010

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil


OS RCNEI’S E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Nayara Barrocal

 Norteia todo o trabalho a ser desenvolvido na Educação Infantil;
 Apresenta a Tríade da Educação Infantil: Interligação do Cuidar, Educar e Brincar.


INFÂNCIA AO LONGO DOS TEMPOS

 Antigamente a criança não era vista como tal, não tinha particularidades;
 Eram consideradas adultas em miniatura;
 Atualmente, ainda não possuem os direitos garantidos a não ser nas Leis.

CONCEPÇÃO DE CRIANÇA

 Sujeito social e histórico;
 Integrante de uma família;
 Membro de uma sociedade e de uma determinada cultura.


OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL

 1988 – Constituição Federal;
 1990 – ECA;
 1996 – LDBEN;
 1998 – RCNEI’S.

O QUE MUDOU

ANTES
 Assistencialismo;
 Espaço seguro.

DEPOIS
 Cuidar; Educar;
 Brincar;
 Proteger;
 Compreender.


OBJETIVO DO REFERENCIAL

“Apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância, são reconhecidos.” (BRASIL, 1998, p.3, v.1)
ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO

1. Formação Pessoal e Social e conhecimento de Mundo;
2. Identidade e Autonomia;
3. Eixos Temáticos: Matemática, Música, Movimento, Artes Visuais; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade


OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Desenvolver imagem positiva de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

 Descobrir e conhecer seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo hábitos de cuidados com sua saúde e bem estar;

 Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;

 Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
 Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;

 Proporcionar a criança um ambiente onde ela possa desenvolver em socialização com outras crianças e adultos, contribuindo para reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas para o enriquecimento de si próprias;
 Conhecer uma educação em direção a autonomia, onde as crianças são consideradas como seres com vontades próprias, capazes e competentes para construir conhecimentos e, dentro de suas possibilidades interiores no meio em que vivem;

 Promover o crescimento e desenvolvimento saudável da criança atendendo as necessidades de afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica.


O QUE É IMPORTANTE PARA SER UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

 Afeto pelas crianças;
 Formação acadêmica;
 Formação continuada;
 Olhar atento e curioso;
 Professor investigador, pesquisador.

Minha Concepção de Infância


MEU ACRÓSTICO


Indiscutivelmente esta é a etapa de
Nossa vida que nos marca com a
Felicidade descontrolada, com a
Ânsia de descobrir, de conquistar
Naturalmente tudo aquilo que somos
Capazes de sermos quanto humanos
Ilustrando toda chance de
Amar, alegrar, animar...