terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dia da bandeira

A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.

A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.

Bandeiras humanizadas


Porta retrato bandeira


Broche bandeira


Broche bandeira coração


Mascote nacional

Cidadania



Quando estamos nos aproximando de datas comemorativas como a da Proclamação da República, a palavra cidadania surge oportunamente com mais força do que em outros períodos do ano. Mas, o que é cidadania pra você?
É lembrar patriotismo? Lembrar de símbolos, datas? Ou é um compromisso diário com o seu semelhante e consigo mesmo?
Vejamos este texto abaixo, e que o mesmo sirva de inspiração para trabalhar ocm o nossos pequenos sempre, quano a vontade surgir, ou a necessidade ditar o momento.
Espero que apreciem.

Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas têm também obrigações a cumprir.
A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações.
Respeitar as outras pessoas, suas escolhas e opiniões é uma delas. Discriminar alguém, seja qual for a razão, é considerado crime e pode ser até motivo de prisão.
Jogar lixo nos lugares apropriados, preservar a natureza e pagar impostos são deveres de todos nós.
Nosso planeta é muito grande e tem mais de 7 bilhões de pessoas, umas diferentes das outras.
Todos nós temos uma série de direitos para nos proteger e ao mesmo tempo deveres a cumprir.
Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com nossos deveres é o que nos torna cicadãos. Mas o ser humano só chegou a essa situação à medida que foi percebendo que precisava viver junto com outras pessoas, em uma sociedade.
Algumas pessoas foram capazes de chamar a atenção do mundo para a importância do respeito aos direitos humanos. Suas conquistas mudaram a nossa história e ficaram como uma lição para ser aproveitada por todos.
Com suas ações, essas pessoas aceleraram os passos da humanidade em direção a uma vida melhor, combartendo a fome, a discriminação racial, a miséria e a guerra.

Betinho - O sociólogo Herbert de Souza, ou simplesmente Betinho, como ficou conhecido, foi o principal líder da campanha contra a miséria e a fome. O fator mais positivo dessa iniciativa, também chamada de Ação Solidária, foi mobilizar o Brasil inteveiro na doação de alimentos.


Martin Luther King -Pastor batista e líder do movimento pelos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos.Em seus discursos, defendia a necessidade de conseguir o que se queria sem violência. Ele lutava pelos direitos da população negra, criticava as guerras,e também a indiferença da sociedade em relação aos pobres.Ele foi assassinado em 1968.



Nelson Mandela - discordava do apartheid, nome do sistema da África do Sul que dava vantagens aos brancos e impedia os negros de ter direitos políticos. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua por ser contrário a essa situação. Mesmo na prisão, continuou lutando pelo fim da discriminação racial. Conseguiu ser libertado em fevereiro de 1990, e logo depois o apartheid teve fim. Em 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paze, em 1994, foi eleito presidente da África do Sul.


Gandhi - Mahatma Gandhi dedicou a maior parte de sua vida à independência da Índia em relação à Inglaterra. Ganghi era a favor da não-violência, tendo apoio da maioria dos indianos. Ele foi assassinado em 1948.

Mensagem da semana