sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fazeres para o Dia do Meio Ambiente


Árvore com pets

Cachorrinho com cd

Placinho com rolo de papel higiêncico

Árvore de papel

Casinha com caixas de leite

Robôs reciclados

Planeta Terra com papel machê

Vaso de pet para plantas

Cortina com canudos e tampinhas de pet

Comedouro de passarinhos com caixa de leite

Giz de cera reciclado

É isso aí, espero que gostem.
Com carinho

Dia do Teste do Pezinho


Dia 06 de junho é o dia que se comemora o Dia Nacional de Triagem Neonatal ou, do Teste do Pezinho, como é mais conhecido.
No Brasil, esta data foi comemorada pela primeira vez em 2008.
O exame, fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é importante no diagnóstico rápido de doenças crônicas ou que possam causar deficiência mental.

O teste do pezinho pode diagnosticar problemas como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria ou doenças crônicas, como anemia falciforme, explica Inês Fontes, coordenadora do setor de Triagem Neonatal da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Em caso de constatação de algumas dessas doenças, o tratamento rápido pode evitar seqüelas, como o retardo mental ou que a doença se agrave, no caso de anemia falciforme”, completa Inês.

O teste do pezinho pode ser feito gratuitamente na APAE ou nos postos de saúde municipais. Todas as amostras recolhidas são enviadas para a APAE, que é referência neste setor na Bahia. Além do diagnóstico das três doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo e anemia falciforme) estabelecidas pelo Governo Federal, na Bahia também é feito o exame de cromatografia de aminoácidos, capaz de diagnosticar outras deficiências no metabolismo de aminoácidos.

Na rede particular, o teste do pezinho com este complemento da cromatografia custa, em média, R$ 57,00. Mas, de acordo com Inês Fontes, não existe diferença nem no exame e nem na tecnologia aplicada.

O ideal é que o teste seja feito entre o terceiro e sétimo dia de vida da criança e que seja respeitado o prazo de 48 horas após a primeira mamada. “Mas o exame pode ser feito depois deste prazo, o importante é fazer, mas lembrando que quanto antes for detectado qualquer problema, mas eficaz será o tratamento”.

O teste é realizado através da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar de recém-nascidos. O exame começou a ser feito na Bahia em 1992, mas o Programa de Triagem Neonatal só foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2001.

TRATAMENTO - Se o teste do pezinho detectar alguma doença, o exame é repetido e, caso dê positivo novamente, a criança é encaminhada para tratamento, que também é gratuito e feito na APAE. A hipotireoidismo, que é a falta do hormônio da tireóide, é tratada com reposição hormonal. Já quem tem fenilcetonúria, ou seja, dificuldade de metabolizar o aminoácido fenilalanina, precisa tomar um medicamento com uma fórmula especial em aminoácido e ter uma dieta especial.

“O paciente com fenilcetonúria tem garantido o fornecimento do medicamento e também é acompanhado por uma nutricionista, que irá indicar os alimentos que a pessoa não pode comer”, diz Inês.

FALCIFORME - Já a anemia falciforme é uma doença hereditária e causa deformação nos glóbulos vermelhos do sangue. Esta doença é tratada com antibiótico, para evitar que a doença se agrave e afete os órgãos. “Os pais também são orientados para detectar sintomas de crises, como a febre. Essa doença não tem cura, mas se tratada cedo, é possível diminuir as seqüelas”.

De 2001 até 2007, a APAE registrou 49 casos de fenilcetonúria, 454 de hipotireoidismo e 1724 de anemia falciforme através do teste. “A incidência de anemia falciforme na Bahia é alta, um caso para cada 700 nascidos vivos. O estado é o segundo onde há maior incidência, por isso a atenção deve ser redobrada”.


Saiba mais:

Teste do Pezinho
O que é: coleta de sangue do calcanhar do recém-nascido;
Doenças diagnosticadas: fenilcetonúria, hipotireoidismo e anemia falciforme;
Quando deve ser feito: o ideal é entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê e 48 horas a primeira mamada;
Onde fazer: No *APAE, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16h. Não precisar marcar horário, o atendimento é feito por ordem de chegada. O teste também pode ser feito nos postos de saúde municipais;
Custo: o exame é gratuito pelo SUS e na rede particular custa, em média, R$57,00.
*APAE – Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Salvador
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Pituba
Telefone: (71) 3353-6407

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O tema do Dia Mundial em 2009 é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR


O que é cuidar?
O que é educar?
O que é brincar?
Como estes aspectos são trabalhados na Educação Infantil?

*Por Nayara Barrocal

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), documento do MEC, que fundamenta este segmento educacional apresenta a tríade que contempla o cuidar, o educar e o brincar com as crianças de 0 a 5 anos, porém, nem tudo é como o mesmo define.
Nos últimos anos os debates acerca da Educação Infantil têm apontado a necessidade de que as instituições incorporem de maneira integrada o cuidar, o educar e o brincar. No entanto, esta nova visão enfrenta grandes barreiras diante da história do atendimento as crianças pequenas, principalmente crianças pobres, em cunho meramente assistencialista.
Modificar esta concepção de educação assistencialista significa atentar para questões que vão além dos aspectos legais. Embora tenhamos uma ampla legislação na área da Educação Infantil, ela na assegura a qualidade no atendimento a estas crianças.
Precisamos, enquanto educadores, entender que quando brincamos, cuidamos, quando cuidamos, educamos, e quando educamos, brincamos. E é nessa perspectiva que temos que encaminhar as crianças nesta etapa da vida educacional, pois perceber a indissociabilidade das ações do brincar, cuidar e educar significa que a criança é compreendida como cidadã em processo de desenvolvimento, ou seja, se houver a sentença: Brincar + Educar + Cuidar = o resultado será o desenvolvimento infantil coerente e efetivo.
Estas ações são importantes para a formação social, intelectual, psicológica da criança, mas em especial o brincar, reflete mais relevância, pois é inerente do ser humano, especialmente quando ainda somos bem pequenos, já que através das brincadeiras, a criança se diverte infantilmente com flexibilidade, com aprendizagens acerca da vida, do mundo, do outro.
Delors apresenta a nós educadores o quatro pilares da educação. Segundo o autor, todo o processo educacional é sustentado por: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser. E todos estes pontos são facilmente contemplados através do brincar, do educar e do cuidar na Educação Infantil.
Educar, cuidar e brincar são direitos constitucionais da criança, já que em 1988, a Constituição fez referência a este segmento educacional. garantindo o direito as crianças de serem atendidas e respeitadas em suas possibilidades.
Mas, o que significa respeitar a criança? Qual a nossa concepção de atendimento educacional após anos de promulgação das leis brasileiras?
Infelizmente, a intecionalidade destas leis não são atendidas na maioria das escolas infantis, já que hoje, o tempo para brincar é cada vez menor dentro e fora das escolas, e o cuidar e o educar viraram prioridades maiores,talvez por contemplarem os maiores desejos das famílias. E ainda temos que contar negativamente com os meios de comunicação que enclausuram nossas crianças, impedindo que brinquem e que portanto, diminuam a criatividade, e capacidade de pensamento.
Vale a pena refletir acerca desta realidade e nós, educadores, adotarmos nova postura, mais comprometida com a criança, que é o ponto chave do processo educacional na primeira infância.