segunda-feira, 26 de abril de 2010

HIPERATIVIDADE - PALAVRA DA MODA

HIPERATIVIDADE - PALAVRA DA MODA
Nayara Barrocal*


“Quem é? Ele não para quieto, não constrói aprendizagens facilmente e é altamente impulsivo?” Se você respondeu que conhece alguém assim, não perca a oportunidade e faça a leitura do texto abaixo até o final e descubra alguns caminhos de desvendar a hiperatividade.
Tornou-se modismo, é a palavra da moda, ouvimos muito no mundo atual, falar em hiperatividade nas salas de aulas, nos parques infantis, praças, clubes, consultórios, etc., mas como conceituá-la com melhores informações? Como evitar o pré julgamento dessas crianças? No que diz respeito a aprendizagem, é imprescindível, antes de qualquer coisa diferenciar dificuldades e distúrbios.
As dificuldades podem ser os problemas que interferem no processo de aprendizagem, decorrentes de alguma situação dentro do ambiente escolar, como por exemplo, proveniente da ação do professor, da proposta pedagógica ou ainda de questões familiares. Podem ser inclusive, situações passageiras na vida do aluno.
Já os distúrbios, podem ser uma interferência no processo de aprendizagem, como uma dificuldade em aprender a ler, no processo de aquisição da escrita, na comunicação ou na linguagem oral, sempre estará relacionado com o sistema neurológico da criança.
Atualmente, o termo distúrbio tem sido substituído por transtorno e abrange as dificuldades específicas do aprendizado escolar. Seguem abaixo alguns elementos que caracterizam o TDAH e devem ser observados constantemente por professores e familiares em torno das crianças com as quais mantêm contato constante.
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é o transtorno neurocomportamental mais comum na infância. Caracteriza-se por desatenção, impulsividades e hiperatividade. Com base nos sinais que a criança apresenta podem ser classificados em três subtipos – predominantemente hiperativo, predominantemente desatento e tipo combinado.
Estudos e pesquisas comprovam que o transtorno é genético. A criança, ao ser diagnosticada com TDAH, há 40% de chance de um dos pais apresentar o distúrbio. Portanto, atenção também com os seus comportamentos enquanto pais, ou mesmo, antes de serem pais.
Os principais fatores implicados nas causas do TDAH são de natureza genética, biológica e psicossocial, o que desmistifica que o transtorno se manifesta apenas, ou na maioria das vezes, em crianças com famílias desestruturadas.
Os especialistas recomendam o diagnóstico precoce e para isso a família precisa estar atenta durante a realização das tarefas, observando como executam atividades do cotidiano como arrumar os brinquedos, como agem numa rua movimentada – são oportunidades de identificar características do TDAH. Existem avaliações específicas aplicadas por um psicopedagogo que indicam o tipo de intervenção mais adequada.
Tudo o que é desconhecido nos remete ao medo, questionamentos, dúvidas, a sociedade age assim também com aquele que apresenta o TDAH. A falta de conhecimento traz consigo a falta do saber lidar e esse é o passo fundamental de todo educador comprometido como o futuro do seu aluno – buscar conhecer para alertar o meio social a que pertence e dessa forma, colaborar para que a própria criança que tem TDAH não se sinta diferente e que cada uma é capaz de aprender no seu ritmo , no seu tempo.
O educador precisa estar preparado a aprender a aprender, pois ele é a alma da escola.

Referências Bibliográficas

HALLOWELL, Edward M. Tendência a distração – identificação e gardenia do distúrbio do deficit de atenção da infância a vida adulta. Rio de Janeiro – Rocco, 1999.
www.psicoativa.com

*Pedagoga com Licenciatura Plena nas Matérias do Magistério (UNEB), Especialista em Educação Infantil (ASSOPESP -UNEB), Pesquisadora na área de Educação Inclusiva e Alfabetização. (www.saberesefazeresnaeducacao.blogspot.com). E-mail nayaraujo2@bol.com.br

2 comentários:

  1. esse texto esté maravilhoso!parabéns! atéaki eu não tinha ideia do verdadeiro ssentendido da palavra hiperatividade,mas tá muito bem explicado!parabéns!

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  2. É um prazer imenso,ter te conhecido,e poder ter a oportunidade de trabalhar com você,fico admirada com a sua dedicação e com a sua sabedoria;Peço sempre que o Senhor te guarde e te abençoe sempre...Você é um referencial para mim como educadora,espero um dia poder te ajudar no que for necessário...Obrigada.

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