quinta-feira, 31 de março de 2011

A páscoa tá chegando!!!! Como trabalhá-la na Educação Infantil







Será que todo professor da Educação Infantil está preparado pra trabalhar a temática Páscoa abordando os símbolos e o que eles representam realmente em nossas vidas?
Como sugestões seguem abaixo algumas possibilidades para enriquecimento do dia a dia durante o período que antecede a Páscoa:


Proporcionar às crianças o contato real com a Páscoa e com o seu vardadeiro significado ( A ressureição de Cristo) a partir do conhecimento prévio da criança. Lembrando que não se faz necessário o cunho religioso, mas a lembrança de Jesus como o homem que nos salvou.

Manter diariamente conversas informais sobre as temáticas utilizando elementos simbólicos como o pão, as uvas, o suco d euva, o trigo, o peixe, etc.

Explicar a existência dos símbolos dos coelhos, do ovo de chocolate, lembrando de destacar que coelhos não põe ovos, muito menos de chocolate. Nestes momentos, as crianças podem cuidar de coelhos de verdade, alimentando-os, limpando sua casinha...

Ao trabalhar o colehinho, expor às crianças a concepção correta do animal e sua representabilidade para esta data comemorativa. O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa

As músicas também podem dinamizar as propostas de Páscoa, destacando as mais conhecidas pelas crianças como: Coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, etc.

A literatura também não pode ser deixada de lado: Menina bonita do laço de fita, O coelho e a raposa,O monte pascal, etc.

Quando o ovo d aPäscoa for o elemento a ser estudaddo, destacar que:

As pessoas criaram a ideia do ovo da Páscoa, porque Páscoa é simbolo de renascimento e que portanto, o ovo representa esta primícia.O ovo traz a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Dar ovos coloridos na Páscoa simboliza o nascimento para uma nova vida.
Aproveite o tema para falar de boas maneiras e diga aos seus alunos que a Páscoa é a oportunidade de rever nossas atitudes e um momento para pensarmos em não bater nos amigos, em respeitar a professora, e as mães, etc.
Com as receitas culinárias, nossos pequenos aprendem vários conceitos básicos e úteis ao dia a dia deles como noções de quantidade, extrutura textual, numeração, ordem, colaboração, ... Como sugestão, segue a receita de ovo da Päscoa diferente.

Receita – Ingredientes: 1 kg de açúcar 500 g de chocolate em pó 1 garrafa pequena de leite de coco 1 lata de leite em pó

Preparação do Ovo de Páscoa
Pedir para que lavem bem as mãos e falar da importância da higiene na preparação de uma receita.
Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou no papel celofane e enfeitar com os símbolos desenhados anteriormente.
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.

Fazer a Festa da Páscoa também é uma boa ideia para incrementar os estudos, onde as crianças se divertem com músicas, brincadeiras e jogos.Ao final, podem levar pra casa, o ovo que fizeram e também lembrancinhas construídas por elas ou pelas professoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para aperfeiçoar nossos fazeres, saberes compartilhe seus conhecimentos!

Postar um comentário