sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atitudes do educador que inclui





* Por Nayara Barrocal




Na perspectiva da inclusão é imprescindível que o educador esteja preparado para lidar com os possíveis obstáculos que surjam, porém vale a pena destacar que a ele, cabe atitudes importantes para de fato evidenciar o processo de inclusão efetivamente.




Descrevo abaixo algumas relevantes:


Apóia os pais dos alunos especiais com informações relevantes dentro da sala de aula, ou ainda acerca de descobertas feitas a partir das especificidades de cada necessidade especial;

Não rejeita o aluno que apresenta necessidade especial, pelo contrário, acolhe, mostra aos demais que a diferença é feita de riqueza;


Acredita no potencial de aprendizagem do aluno especial, não deixa de respeitar o ritmo de cada um no decorrer dos estudos;


Busca estratégias escolares de sucesso que garantam a aprendizagem do aluno;


Organiza as aulas de forma que seja possível dedicar um tempo específico a quem apresenta necessidades especiais;


Mostra a todos os pais, em reuniões ou em situações informais, o quanto a turma toda ganha com a inclusão;


Não aceita manifestações preconceituosas;


Exige auxílio, estrutura, formação e informações da rede de ensino.



É isso aí, tudo muito simples. Só depende de você educador comprometido com a inclusão escolar, com o futuro do Brasil, com a qualidade de vida destas crianças, com o aprender de todos numa sociedade igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para aperfeiçoar nossos fazeres, saberes compartilhe seus conhecimentos!