sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Revista Educação Infantil - Estimulação precoce


Estimulação Precoce: indispensável na Educação Infantil na perspectiva de Inclusão

A estimulação precoce deve ser considerada indispensável na Educação, pois oferece às crianças que apresentam ou não necessidades educacionais especiais, experiências vivenciadas e aquisição de ferramentas importantes para o desenvolvimento infantil.
*Por Nayara Barrocal
A estimulação precoce consiste em um conjunto de atividades psico – afetivo - social que viabilizam o trabalho de forma lúdica e prazerosa nas diferentes áreas que apresentam maiores dificuldades ou defasagens no desenvolvimento infantil. Esta ocorre de forma a dar sentido a propostas de repetição de diferentes exercícios sensoriais que amplia a capacidade emocional e potencializa a habilidade intelectual das crianças.
O ponto de partida para esta modalidade de tratamento na área educacional é saber junto a família qual o diagnóstico de necessidade da criança e a partir daí propor situações adaptativas e estimulantes para que o desenvolvimento desta, possa ser obtido. Porém, muitas vezes, esta pode ser útil também no sentido de antecipar-se a possíveis danos.
Em algumas instituições, voltadas para o atendimento educacional especial a Estimulação é oferecida de forma multidiscilplinar, ou seja, com o acompanhamento de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e pedagogos. Já nas escolas regulares, esta pode ser oferecida pelos profissionais disponíveis, o que não significa ter menos valor, pelo contrário, dentro das escolas de Educação Infantil, os educadores exercem, muitas vezes, sem ter o conhecimento de diversos aspectos contemplados por outras profissões, o que permite que os mesmos estejam aptos a desenvolver propostas que a Estimulação Precoce propriamente dita apresenta.
Nesta perspectiva, considera-se o potencial de cada criança em qualquer estágio de sua vida, porém é relevante destacar que quanto mais precoce, maiores serão as chances de progressos.
Seria impossível conceber a ideia de Inclusão na Educação Infantil, sem mencionar a importância da estimulação precoce neste processo, já que a mesma contempla a concepção que orienta o objetivo principal deste segmento: o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, a estimulação precoce caracteriza atividades que visam atingir o desenvolvimento global da criança, respeitando suas etapas e fortalecendo seus potenciais.
A estimulação é comumente utilizada em crianças prematuras com a finalidade de reverter ou diminuir danos que possam surgir, e mais educacionalmente registrando, nas crianças que apresentam necessidades educacionais especiais com o objetivo de potencializar sua capacidade afetiva, motora e cognitiva. Em ambos os casos, a intencionalidade da mesma está em contemplar o desenvolvimento integral da criança.
Sabemos que para uma criança que apresenta necessidades especiais a dificuldade para resolver problemas é muito presente, e isso, pode ocasionar a desistência delas em buscar alternativas de melhora para qualidade de vida. Sendo assim, a estimulação permitirá que esta, esteja incentivada a quebrar as barreiras e persistir em alcançar condições adequadas que as leve até as conquistas possíveis.
Com a estimulação precoce propriamente dita, poderão acessar atividades básicas da vida diária como alimentação, locomoção, higiene, vestuário, controle esfincteriano e assim, quanto mais conhecimentos e interesses elas tiverem, desfrutarão de novas aprendizagens, facilitando a construção destas e assim, poderão ser incluídas na escola e na sociedade com maior tranquilidade.
É importante mencionar que durante toda a proposta de estimulação as crianças, especialmente as que apresentam necessidades especiais não são obrigadas a aprender algo, mas sim aproveitar, valorizar seus conhecimentos e estimulá-las a fazer o uso destes em seu cotidiano através de uma rotina mais lúdica e prazerosa. Aprender aquilo que será útil em sua rotina diária através de brincadeiras, jogos, atividades lúdicas, estímulos sensoriais é um tanto utópico para os adultos, mas já para os pequenos, é totalmente concebível já que aprendizagem por meio da brincadeira se trata de algo inato, atingível para os pequenos.
O que define a importância da estimulação precoce desde a primeira infância é que a mesma reflete positivamente em todas as fases de desenvolvimento da inteligência humana, portanto é o período da vida em que o processo evolutivo se torna mais relevante, possível e significativo.
Para que possa ser útil neste processo, é necessário que o professor tenha um conhecimento específico acerca do desenvolvimento das crianças, características e especificidades de cada etapa, para então colocar em prática o que sabe de forma mais consistente. Neste caso, terá como codinome, facilitador. O papel deste na estimulação é de evocar a interação da criança a partir de recursos existentes, na formulação de perguntas, na organização de ideias, bem como no enriquecimento dos ambientes.
O trabalho do professor/facilitador visa fazer com que o desenvolvimento das crianças ocorra de forma completa, sem queima de etapa, ou seja, o educador precisa oferecer a toda criança na educação infantil vivências em suas etapas de desenvolvimento, uma de cada vez, tentando atingir os objetivos de cada uma de forma efetiva.
Neste sentido, vemos a relevância do planejamento na educação infantil, pois será o pontapé inicial para que as propostas sejam praticadas com objetivos claros e bem definidos.
Os materiais a serem utilizados deverão ser variados, aumentando-se gradativamente o seu grau de complexidade tais como: roupas preenchidas com enchimentos, almofadas com formas diversificadas, bastões, caixas táteis, bolas, arcos, fantoches, escovas de dentes, canudinhos, espelhos, músicas, brinquedos coloridos e sonoros, e mais uma infinidade de recursos a serem explorados. Tudo isso, promoverá a aprendizagem concreta acerca da linguagem, coordenação motora, socialização, dentre tantas outras.
Desta forma, todo este processo traz às crianças de forma geral, não só as atendidas diretamente, mas as demais crianças da turma e da comunidade escolar contemplada, experiências significativas, exploração de áreas e objetos, o descobrimento, o autocontrole, o brincar e a livre expressão, e consequentemente, o sucesso das atividades, resultando em crianças mais livres, independentes e saudáveis.
Na verdade, a estimulação precoce é um presente que nós, educadores e familiares oferecemos às crianças, pois é a chance que elas tem de se localizar no mundo a que pertencem de forma mais abrangente e significativa.


Algumas atividades desenvolvidas em momentos de estimulação precoce

Mural do vestuário – a criança Brinquedos sensoriais com material
reciclado.
aprende a fechar e abrir zíperes
e botões, amarrar cadarços, etc.


Caixas táteis: com texturas e com elementos do cotidiano das crianças.

Sugestões de leituras:
• Estimulação Precoce – inteligência emocional e cognitiva. Grupo cultural. Apresenta muitas sugestões de atividades práticas.
• Estimulação precoce para bebês. Laura Tisi. Editora Sprint. Localiza a criança que apresenta necessidades especiais no contexto da estimulação precoce.
• O nascimento da inteligência da criança. Jean Piaget. Editora Zahar. Retrata os períodos do desenvolvimento infantil de forma clara.

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