sábado, 26 de maio de 2012

Pra quem é de Barreiras

Uma excelente maneira de trablahar o Meio Ambiente em Barreiras na Bahia é enfocando a importância do Rio Grande para a história da cida. Fazer um paralelo entre o Rio Grande de ontem que construiu a cidade em torno de suas margens e o Rio Grande de hoje, poluído, esquecido. Acredito, que como educadores, os barreirenses tem obrigatoriedade em ajudar este Rio que tanto nos deu e que atualmente só pede. Segue abaixo uma sugestão de Unidade Didática que desenvolvi para trabalhar a temática sugerida. Bom trabalho! Unidade didática • Unidade Temática: História do Rio Grande • Unida didática:Textos narrativos • Duração: 2 semanas “Propõe-se que os conteúdos sejam trabalhados junto às crianças, prioritariamente, na forma de projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural, em função da diversidade de escolhas possibilitada por este eixo de trabalho.” (RCNEI – volume 3 – p. 177) 1. Por que estudar este tema? Segundo grandes teóricos da área de educação, como o sábio Paulo Freire, tudo que parte do meio social em que está inserido o sujeito, caracteriza numa aprendizagem mais significativa e segura, e portanto, estudar o Rio Grande com as crianças permitirá que estas possam estabelecer relações com o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando a importância da preservação da natureza, bem como a busca pela qualidade da vida humana. 2. Objetivos: • Estabelecer relações com o meio ambiente em que está inserido; • Entender a importância do rio para os moradores da cidade; • Compreender a história do rio e do surgimento da cidade a partir deste; • Descobrir acerca dos índios que viviam às margens do rio no passado; • Analisar a história e seus componentes ao longo dos anos; • Relacionar o rio antigamente e atualmente; • Inserir a criança no contexto histórico de forma crítica e pensante. 3. Conteúdos: • O nome do rio: Iassú; • Seus habitantes; • A vida dos índios – primeiros habitantes; • Características do rio antes; • A chegada dos desbravadores; • A mudança do nome do rio; • O surgimento da cidade a partir do rio. 4. Recursos: • Fotos; • Reportagens; • Livros; • Entrevistas; • Aula passeio; • Páradidáticos; • Didáticos; • Internet; • Murais; • Visita ao museu; • Cartazes; • Pesquisas; • Músicas. 5. Estratégias: • Apresentação de fotos antigas para início da discussão e conhecimento prévio das crianças; • Conto da história do rio através de teatro de fantoches; • Entrevista com pessoa da terceira idade que possa relatar como era o rio antigamente; • Elaboração de murais com pesquisas trazidas de casa pelas crianças; • Visita ao museu da cidade para conhecer peças dos índios que viviam às margens do rio; • Análise de músicas de artistas locais que retratam a vida no rio; • Aula passeio ao rio para observação das condições da água, das margens, dos profissionais, etc. 6. Avaliação: • Diagnóstica: Pesquisa através de levantamento prévio, dos conhecimentos das crianças a respeito da temática; • Formativa: Construção do conhecimento a partir dos procedimentos apresentados. • Somativa: Aprendizagem segura a respeito do que foi analisado, pesquisado e estudado.

Um comentário:

  1. Parabéns pelas tuas produções e teu trabalho, te encontrei através da revista Educação infantil de junho de 2013, edição 41. Gostaria de conhecer melhor seu trabalho, onde encontro seu email?

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