Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
OS RCNEI’S E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Nayara Barrocal
Norteia todo o trabalho a ser desenvolvido na Educação Infantil;
Apresenta a Tríade da Educação Infantil: Interligação do Cuidar, Educar e Brincar.
INFÂNCIA AO LONGO DOS TEMPOS
Antigamente a criança não era vista como tal, não tinha particularidades;
Eram consideradas adultas em miniatura;
Atualmente, ainda não possuem os direitos garantidos a não ser nas Leis.
CONCEPÇÃO DE CRIANÇA
Sujeito social e histórico;
Integrante de uma família;
Membro de uma sociedade e de uma determinada cultura.
OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL
1988 – Constituição Federal;
1990 – ECA;
1996 – LDBEN;
1998 – RCNEI’S.
O QUE MUDOU
ANTES
Assistencialismo;
Espaço seguro.
DEPOIS
Cuidar; Educar;
Brincar;
Proteger;
Compreender.
OBJETIVO DO REFERENCIAL
“Apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância, são reconhecidos.” (BRASIL, 1998, p.3, v.1)
ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO
1. Formação Pessoal e Social e conhecimento de Mundo;
2. Identidade e Autonomia;
3. Eixos Temáticos: Matemática, Música, Movimento, Artes Visuais; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolver imagem positiva de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo hábitos de cuidados com sua saúde e bem estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
Proporcionar a criança um ambiente onde ela possa desenvolver em socialização com outras crianças e adultos, contribuindo para reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas para o enriquecimento de si próprias;
Conhecer uma educação em direção a autonomia, onde as crianças são consideradas como seres com vontades próprias, capazes e competentes para construir conhecimentos e, dentro de suas possibilidades interiores no meio em que vivem;
Promover o crescimento e desenvolvimento saudável da criança atendendo as necessidades de afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica.
O QUE É IMPORTANTE PARA SER UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Afeto pelas crianças;
Formação acadêmica;
Formação continuada;
Olhar atento e curioso;
Professor investigador, pesquisador.
Minha Concepção de Infância
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