Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Dia 01 de Abril - Dia da Mentira
O dia da "mentira" ainda é utilizado como motivo de brincadeiras das crianças na escola ou em casa. Muitos pais e professores não sabem como lidar com situações em que as crianças "brincam" com a possibilidade de mentir mesmo que de brincadeira como elas dizem.
Uma mentirinha aqui e outra ali. É quase impossível deparar com uma criança que nunca tenha soltado alguma história fantasiosa, ou mesmo, tenha omitido alguns fatos para se livrar da culpa. Mas prestar atenção a alguns detalhes e ficar atento para que a situação não passe dos limites é essencial para não comprometer o desenvolvimento infantil.
Antes de se desesperar é preciso entender quando as crianças mentem por algum motivo real ou quando, simplesmente, fantasiam algumas histórias. "Crianças de até cinco anos de idade não conseguem separar a fantasia do real. A imaginação faz parte do desenvolvimento normal da criança e é base para o pensamento lógico que o adulto tem. A partir dos 7 anos, ela ainda brinca com a sua imaginação, criando situações irreais, mas as invenções passam a ser bem mais raras. A partir dessa idade, ela já passa a mentir para se afastar de um problema.
"Mentiras frequentes a partir dessa faixa etária merecem abordagens mais diretas, com repreensão dos pais e professores", diz a neuropsiquiatra psicoterapeuta Evelyn Vinocur, especialista do MinhaVida. Antes de brigar, gritar e castigar a criança é preciso conhecer os motivos dessas mentiras. Só assim é possível encontrar a melhor maneira de acabar com o problema e levar as mentirinhas para bem longe do filhote.
É preciso entender o motivo pelo qual a criança mente, já que após os sete anos, a mentira torna-se intencional. Geralmente, ela serve para:- querer fugir às responsabilidades- vergonha e medo de decepcionar os pais, professores ou amigos- medo de apanhar ou ficar de castigo- para se isentar de culpa- não querer reviver lembranças de momentos anteriores onde a criança foi sincera e não foi compreendida- melhorar a sua auto-estima - conquistar o carinho dos pais ou chamar a atenção- para preservar a privacidade. Chega de mentira! Para acabar com essas mentirinhas, os pais precisam conversar e explicar por que não é legal mentir. Só quando a criança se sente confiante é que as invenções acabam desaparecendo. "Os pais são modelos da maior importância para a criança, que precisa entender a diferença entre fantasia e realidade", diz a especialista.
Os pais devem agir no momento oportuno, o mais rápido possível, com tranqüilidade e firmeza, sem expor a criança e ouvindo as razões dela para faltar com a verdade. Se for medo de levar bronca o que causou a mentira, a solução é mostrar que seu filho pode confiar em você, oferecendo apoio, mas sem deixar de repreender uma desobediência.
A mentira pode, muitas vezes, pode atrapalhar o desenvolvimento infantil. Isso acontece, quando os pais não se dão conta que o filho precisa de ajuda. Assim as mentiras aumentam e diversos problemas acabam surgindo. Muitas vezes, a mentira é um sinal de alerta. O tratamento com profissional experiente é crucial quando a criança tem problemas na escola ou inventa histórias mirabolantes para chamar a atenção. Isso é sinal de carência afetiva e precisa de acompanhamento com um psicólogo, diz Evelyn.
Perigo!Em alguns casos, o excesso de mentiras, pode sinalizar problemas psicológicos. "O hábito compulsivo de mentir vem acompanhado de outros comportamentos anti-sociais ou desvios de conduta, como roubar, tendência a enganar, reações violentas e dificuldades nos relacionamento sociais", afirma a médica. Essas crianças, segundo ela, apresentam dificuldade para obedecer, são impulsivas e não conseguem relacionar seus atos a suas conseqüências.
A páscoa tá chegando!!!! Como trabalhá-la na Educação Infantil
Será que todo professor da Educação Infantil está preparado pra trabalhar a temática Páscoa abordando os símbolos e o que eles representam realmente em nossas vidas?
Como sugestões seguem abaixo algumas possibilidades para enriquecimento do dia a dia durante o período que antecede a Páscoa:
Proporcionar às crianças o contato real com a Páscoa e com o seu vardadeiro significado ( A ressureição de Cristo) a partir do conhecimento prévio da criança. Lembrando que não se faz necessário o cunho religioso, mas a lembrança de Jesus como o homem que nos salvou.
Manter diariamente conversas informais sobre as temáticas utilizando elementos simbólicos como o pão, as uvas, o suco d euva, o trigo, o peixe, etc.
Explicar a existência dos símbolos dos coelhos, do ovo de chocolate, lembrando de destacar que coelhos não põe ovos, muito menos de chocolate. Nestes momentos, as crianças podem cuidar de coelhos de verdade, alimentando-os, limpando sua casinha...
Ao trabalhar o colehinho, expor às crianças a concepção correta do animal e sua representabilidade para esta data comemorativa. O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa
As músicas também podem dinamizar as propostas de Páscoa, destacando as mais conhecidas pelas crianças como: Coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, etc.
A literatura também não pode ser deixada de lado: Menina bonita do laço de fita, O coelho e a raposa,O monte pascal, etc.
Quando o ovo d aPäscoa for o elemento a ser estudaddo, destacar que:
As pessoas criaram a ideia do ovo da Páscoa, porque Páscoa é simbolo de renascimento e que portanto, o ovo representa esta primícia.O ovo traz a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Dar ovos coloridos na Páscoa simboliza o nascimento para uma nova vida.
Aproveite o tema para falar de boas maneiras e diga aos seus alunos que a Páscoa é a oportunidade de rever nossas atitudes e um momento para pensarmos em não bater nos amigos, em respeitar a professora, e as mães, etc.
Com as receitas culinárias, nossos pequenos aprendem vários conceitos básicos e úteis ao dia a dia deles como noções de quantidade, extrutura textual, numeração, ordem, colaboração, ... Como sugestão, segue a receita de ovo da Päscoa diferente.
Receita – Ingredientes: 1 kg de açúcar 500 g de chocolate em pó 1 garrafa pequena de leite de coco 1 lata de leite em pó
Preparação do Ovo de Páscoa
Pedir para que lavem bem as mãos e falar da importância da higiene na preparação de uma receita.
Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou no papel celofane e enfeitar com os símbolos desenhados anteriormente.
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.
Fazer a Festa da Páscoa também é uma boa ideia para incrementar os estudos, onde as crianças se divertem com músicas, brincadeiras e jogos.Ao final, podem levar pra casa, o ovo que fizeram e também lembrancinhas construídas por elas ou pelas professoras.
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