Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Criancinhas que mentem
Por Içami Tiba
A mentira envolve alguns aspectos que têm que ser levados em conta quando ela é avaliada:
1.O que é uma mentira
2.A criança que mente
3.A quem a criança mente
4.Maneiras que se mente
5.Conteúdos da mentira
6.Intenções da mentira
Dizem os dicionários em geral que mentira é o ato de mentir que, por sua vez, é dizer e afirmar ser verdade o que o mentiroso sabe que é falso. O cuidado que os adultos têm que tomar quando se lida com crianças é diferenciar a mentira do exagero e da omissão.
O exagero é um aumento de um acontecimento, ação, sensação ou pensamento - que chamarei simplesmente de fato. A criança vê um adulto como um gigante pelas proporções físicas. As lembranças de adultos que visitam os locais onde passaram a infância têm que ser redimensionadas. O adulto tem condições de comparar o que significa para uma criança e para um adulto percorrer o mesmo corredor. A criança percebe o fato com as suas dimensões corporais e competências mentais e emocionais. Uma criança que visite um zoológico e veja o tamanho do material fecal de um elefante fica impressionadíssima, pois é quase do tamanho dela.
A omissão é quando a criança deixa de falar sobre o fato. A criança pode nem ter reparado no elefante, pois o que mais lhe chamou a atenção foi o material fecal. A omissão é quando viu o elefante mas nada fala sobre ele.
Uma criança acredita no Dumbo, o elefantinho que voa batendo suas orelhas, personagem consagrado mundialmente pelo desenho animado produzido pela Disney em 1941 (baseado na obra Helen Aberson e Harold Perl), como acredita em Papai Noel. Ela poderia contar que viu um elefante voando após visitar o zoológico. É um exagero se ela conhecesse o Dumbo, seria uma mentira, caso não conhecesse. Exagero, pois ela pode ter imaginado o elefante voar como o Dumbo, impressionada que ficou com as orelhas dele que lhe foram gigantescas por serem bem maiores do que seu próprio tamanho. Então, ensinamos à criança que o que ela fez foi um exagero (Dumbo voa) ou uma mentira (um elefante não voa).
Seria uma omissão mentirosa se a criança viu o elefante e dissesse que não viu e pode também acontecer da criança sequer ter visto o elefante de tanto que ficou impressionada com o material fecal...
Pais extremamente severos e bravos desenvolvem filhos medrosos. Por medo uma criança pode mentir para se poupar das reações violentas dos pais. Uma mentira de autoproteção. Pode omitir fatos dos irmãos para também poupá-los dos pais. Quanto mais os pais exigirem que falem a verdade, mais os filhos se fecharão e embutirão suas fantasias e imaginações, prejudicando o desenvolvimento psicológico e amadurecimento deles. A educação é ensinar os filhos a separarem o fato de suas imaginações e fantasias.
É comum uma criança simplesmente pegar um objeto do coleguinha da escola e voltar para casa com ele. A criança quis o objeto e o pegou. Nem pensou no dono dele. Quando chega em casa, diante da reação dos pais que já ficam bravos com ela, dizendo que ela “roubou o objeto do coleguinha e isso não se faz”, ela pode querer se safar e dizer que “achou” ou que “alguém deu para ela”. É uma mentira de autoproteção. Os pais ficam mais furiosos, pois além de roubar do coleguinha ainda mente para os pais. Muito melhor seria educar a criança explicando que isso não se faz, que o coleguinha pode gostar tanto do objeto quanto ele gostou, que o coleguinha vai chorar quando sentir a falta dele como também ficaria triste se o coleguinha fizesse isso com ele. Os pais poderiam perguntar à criança o que o coleguinha gostaria que ela fizesse.
Os pais devem ensinar à criança a pedir desculpas ao coleguinha e devolver-lhe o objeto e explicar que quando percebeu o que fez já pensou em devolver a ele.
É assim que uma criança aprende que não se deve pegar nada dos outros e que cuide dos seus próprios objetos, isto é, aprenda a não mentir, pois os pais poderão perder a confiança nela.
Devido à mentira ser a precursora das transgressões e contravenções, nas próximas colunas apresentarei a Mentira das Crianças Maiores e Mentira dos Adolescentes.
Içami Tiba
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livros
QUEM É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE?
Está é uma história sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
a QUALIDADE era um serviço importante a ser feito, e TODO MUNDO estava certo de que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia ter feito.
ALGUÉM ficou zangado sobre isso, por que era serviço de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM podia fazê-lo, mas NINGUÉM percebeu que TODO MUNDO não o faria.
No fim, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
23 dicas para seu filho se dar bem na escola
Quanto mais os pais participam da vida escolar, mais os jovens aprendem
O apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas.
Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educalção, ações simples dos familiares na realidade educacional dos filhos podem fazer toda diferença. Ela indica o incentivo à comunicação por bilhetes em casa e que as crianças sejam motivadas a ler para os seus pais. "Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização", diz. Vale lembrar que família pode -e deve-, sim, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.
Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Ajude na melhoria do rendimento escolar
2. Pergunte o que ele aprendeu
3. Não o deixe faltar às aulas
4. Estimule-o a estudar
5. Combine um horário de estudo
6. Mostre que estudar é um prazer
7. Seja paciente
8. Confira os cadernos
9. Pergunte nas reuniões
10. Converso sobre as notas
11. Garanta o acesso aos livros
12. Ler sempre
13. Abuse das bibliotecas
14. Brinque com o seu filho
15. Seja coerente
16. Use dicionário
17. Escreva sempre
18. Acompanhe o Ideb
19. Conheça os professores
20. Valorize o professor
21. Converse com o professor
22. Engaje-se na escola
23. Vá às reuniões escolares
Fonte: www.educarparacrescer.com.br
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