A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.
Bandeiras humanizadas
Porta retrato bandeira
Broche bandeira
Broche bandeira coração
Mascote nacional
Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Cidadania
Quando estamos nos aproximando de datas comemorativas como a da Proclamação da República, a palavra cidadania surge oportunamente com mais força do que em outros períodos do ano. Mas, o que é cidadania pra você?
É lembrar patriotismo? Lembrar de símbolos, datas? Ou é um compromisso diário com o seu semelhante e consigo mesmo?
Vejamos este texto abaixo, e que o mesmo sirva de inspiração para trabalhar ocm o nossos pequenos sempre, quano a vontade surgir, ou a necessidade ditar o momento.
Espero que apreciem.
Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas têm também obrigações a cumprir.
A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações.
Respeitar as outras pessoas, suas escolhas e opiniões é uma delas. Discriminar alguém, seja qual for a razão, é considerado crime e pode ser até motivo de prisão.
Jogar lixo nos lugares apropriados, preservar a natureza e pagar impostos são deveres de todos nós.
Nosso planeta é muito grande e tem mais de 7 bilhões de pessoas, umas diferentes das outras.
Todos nós temos uma série de direitos para nos proteger e ao mesmo tempo deveres a cumprir.
Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com nossos deveres é o que nos torna cicadãos. Mas o ser humano só chegou a essa situação à medida que foi percebendo que precisava viver junto com outras pessoas, em uma sociedade.
Algumas pessoas foram capazes de chamar a atenção do mundo para a importância do respeito aos direitos humanos. Suas conquistas mudaram a nossa história e ficaram como uma lição para ser aproveitada por todos.
Com suas ações, essas pessoas aceleraram os passos da humanidade em direção a uma vida melhor, combartendo a fome, a discriminação racial, a miséria e a guerra.
Betinho - O sociólogo Herbert de Souza, ou simplesmente Betinho, como ficou conhecido, foi o principal líder da campanha contra a miséria e a fome. O fator mais positivo dessa iniciativa, também chamada de Ação Solidária, foi mobilizar o Brasil inteveiro na doação de alimentos.
Martin Luther King -Pastor batista e líder do movimento pelos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos.Em seus discursos, defendia a necessidade de conseguir o que se queria sem violência. Ele lutava pelos direitos da população negra, criticava as guerras,e também a indiferença da sociedade em relação aos pobres.Ele foi assassinado em 1968.
Nelson Mandela - discordava do apartheid, nome do sistema da África do Sul que dava vantagens aos brancos e impedia os negros de ter direitos políticos. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua por ser contrário a essa situação. Mesmo na prisão, continuou lutando pelo fim da discriminação racial. Conseguiu ser libertado em fevereiro de 1990, e logo depois o apartheid teve fim. Em 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paze, em 1994, foi eleito presidente da África do Sul.
Gandhi - Mahatma Gandhi dedicou a maior parte de sua vida à independência da Índia em relação à Inglaterra. Ganghi era a favor da não-violência, tendo apoio da maioria dos indianos. Ele foi assassinado em 1948.
Assinar:
Postagens (Atom)