quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que fazer em casa pela educação do seu filho


1- CONVERSE COM SEU FILHO
* Pergunte o que ele aprendeu de novo no colégio e mostre interesse.
* Peça que ele lhe ensine algo.
* Pergunte se ele tem dificuldades na escola.

2- COBRE AS OBRIGAÇÕES DO SEU FILHO
* Garanta que ele vá à escola na hora certa.
* Faça perguntas para descobrir se ele presta atenção nas aulas.
* Confira se ele faz a lição de casa diariamente.
* Ensine-o a respeitar os professores, os funcionários e os colegas.
* Não deixe o seu filho faltar às aulas sem necessidade. Faltas dificultam a aprendizagem.

3- ACOMPANHE A LIÇÃO DE CASA
* Combine com ele um horário para os estudos.
* Separe um lugar tranquilo da casa para a lição. Não esqueça de desligar a TV.
* Ofereça sempre sua ajuda. Filhos estimulados pelos pais a fazer as lições de casa têm um desempenho melhor. Mas atenção: estimular não é fazer as lições pela criança.
* Olhe os cadernos e mostre interesse pelos trabalhos.
* Estimule-o a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria.

4- FIQUE DE OLHO NO APRENDIZADO
* Veja se seu filho está aprendendo o que deveria na idade dele. Ex:
- Aos oito anos, deve saber ler e escrever com facilidade.
- Aos dez anos, deve saber somar, subtrair, multiplicar e dividir.
- Aos quatorze anos, deve resoçlver uma equaçõa de 1º grau com duas variáveis e interpretar textos com diferentes opiniões.
* Se seu filho não aprendeu o que deveria para a idade dele, procure o diretor ou coordenador da escola.
* Veja sempre as notas do seu filho.

5-INCENTIVE SEU FILHO A LER
* Leia sempre. É bom para você e excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente.
* Leia para ele desde bebê, com entonação e emoção.
* Dê livros ou revistas de presente.
* Deixe os livros ao alcance das mãos dele.
* Converse com ele sobre um livro que esteja lendo.
* Estimule atividades que usem leitura: Jogos, receitas, mapas.
* Faça da leitura um omento de prazer - pode até ter pipoca.
* Leve-o para explorar as bibliotecas próximas da sua casa.
* Não obrigue seu filho a ler. A leitura tem de ser um momento de lazer.
6- VALORIZE A ESCRITA
* Tenha sempre lápis e papel em casa.
* Escreva bilhetinhos para o seu filho. Assim ele entenderá a utilidade da escrita.
* Brinque de palavras-cruzadas, caça-palavras, forca, stop e outros jogos que envolvam a escrita.
* Ao usar o computador, incentive-o não mudar a forma de escrever das palavras.
* Peça ajuda para escrever a lista de compras.

7- DÊ EXEMPLO
* Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa.
* Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Estude e leia na frente dele.
* Seja curiosa: pergunte, questione, procure entender.

8- ENTENDA A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO
* Informe-se sobre a qualidade do ensino no país, no seu estado, na sua cidade, nas escolas da sua região e no colégio de seu filho.
* Acesse www.educarparacrescer.com.br , leia as reportagens e reflita.

Adaptação escolar

PROJETO: Adaptação Escolar



Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivo:
§ Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
§ Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
§ Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
§ Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
§ Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
§ Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
§ Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.

Conteúdos Conceituais
§ Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
§ Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
§ Construção da própria imagem e da identidade;
§ Valorização positiva da própria identidade;
§ Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

Conteúdos procedimentais
§ Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
§ Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
§ Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
§ Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
§ Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
§ Aceitação da separação;
§ Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais
§ Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
Participação na vida da escola;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.

Contemplação das áreas

Língua Portuguesa

Linguagem oral:
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Jogos matemáticos;
§ Leitura de calendário.

Natureza e Sociedade
§ Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Fantoches, vídeos, slides.

Movimento
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.

Música
§ Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
WANDERLEY PROMOVE MAIS UM
ENCONTRO DE EDUCADORES 2011:
POR UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Por Ana Lúcia analuciaejoao@bol.com.br

“Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende”.
(César Coll)
A Prefeitura Municipal de Wanderley, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, a I Jornada Pedagógica de 2011. No dia 24, a Jornada teve início com a palestra de abertura do encontro de educadores 2011: Por uma Educação Interdisciplinar, a qual teve como tema: “A Importância da Afetividade no Processo de Ensino Aprendizagem”, que foi ministrada pela Psicóloga Tatiana Baldissarela. A Secretária Municipal de Educação, Moema Betânia, falou sobre a importância de uma educação de qualidade quando se tem profissionais capacitados. Percebe-se, que a grande importância da Jornada pedagógica é fazer com que seus colaboradores tenham um suporte para que possam desenvolver a participação efetiva dos profissionais que se dispõem a contribuir com os colegas e consigo mesmo no processo de formação continuada e coletiva, que se constitui em trocas de experiências e saberes entre os colegas de trabalho, afinal, a finalidade da prática profissional é revelar os saberes de cada um, compreender como eles são integrados nas atividades do processo ensino-aprendizagem, das relações interpessoais, e como os profissionais os incorporam, produzem, transformam e utilizam em seu trabalho pedagógico e de gestão. Nesta perspectiva, espera-se que esta Jornada possa proporcionar aos educadores, em especial aos Professores, Coordenação Pedagógica e a Gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construção coletiva e melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ano letivo de 2011, e ampliar a progressão com sucesso ao fortalecer e qualificar o processo ensino-aprendizagem realizado na escola, bem como a qualidade das relações estabelecidas entre os sujeitos dos diferentes seguimentos da comunidade escolar.
Acredito que os diferentes saberes de cada profissional da escola sejam incorporados em seu trabalho diário no interior da escola, especialmente em sala de aula.
Ana Lúcia

Meu currículo

Nayara Moreno Barrocal de Araújo

Pós-graduação: Especialização em Educação Infantil
Instituição: ASSOPESP – Associação Oeste de Professores do EnsinoSuperior Público/ UNEB
Graduação Pedagogia
Instituição": Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Ensino Superior de Barreiras – DESB

Experiências Profissionais

2009 (Jan a Ago) APAE – LEM
Administradora Pedagógica
Atividades administrativas, pedagógicas, Organização de eventos, Recursos Humanos

2009 (Fev a Ago) Unopar – Gacea LEM - BA
Tutora de Sala
Orientadora de Projetos

2008 (Abr a Dez) Centro de Educação Infantil Bem me quer LEM - BA Coordenadora Pedagógica
Assessoria Pedagógica
Direção de Grupo de Estudos

2001 (Fev) 2008 (Mar) Escola Espaço Criativo Barreiras - BA
Professora Educação Infantil
Iniciando as atividades no Grupo III (crianças de 04 a 05 anos).
Em seguida atuando com o Grupo IV (crianças de 05 a 06 anos)
E nos últimos 2 anos com o 1º ano do Ensino Fundamental (crianças de 06 a 07anos)

2000 (Jan – Dez) Escola Polivalente Alexandre Leal Costa Barreiras – BA
Professora Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries
Lecionando Comunicação Social e Artes

1997 (Mar) 1999 (Fev) Bit Training Informática Barreiras – BA
Assessoria Pedagógica

Cursos Realizados

Dinâmicas de Grupo
Áreas: educacional, gestão, recursos humanos
Agosto de 2009
A distância - ead

Liderança
Áreas: educacional, gestão, recursos humanos
Outubro de 2009
A distância - ead

Acessibilidade - Inclusão
Áreas: educacional, clínica, administrativa, etc.
Junho de 2009
Acessibilidade Brasil - Salvador - BA

1ª Oficina Pedagógica FAAHF – Um encontro proposto entre teoria e prática
Outubro de 2008
Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – Luis Eduardo Magalhães - BA

Inclusão em busca da autonomia
Março de 2008
Brinquedoteca Keka – Ilhéus – BA

Estratégias de musicalização na sala de aula
Fevereiro de 2008
Escola de Música Micheline Fontal – Barreiras - BA

Grupo de Estudos – Os fazeres na Educação Infantil
01 de Março a 15 de Outubro de 2007
Escola Espaço Criativo – Barreiras - BA

Um bom começo é fundamental – Matemática na Educação Infantil – 01 de
Abril de 2006
Rede Pitágoras – Brasília - DF

Grupo de Estudos – RCNEI – 01 de Março a 06 de Novembro /2005
Escola Espaço Criativo – Barreiras-BA

Capacitação de Professores em Tecnologia – 24 de Fevereiro a 28 de Junho de 2005
Dusty Veloso – Pós - graduada pela UESC – Barreiras-BA

2º Seminário Temático – Vivendo e Pesquisando a Realidade - 01 de Março de 06 de Novembro de 2005
Escola Espaço Criativo - Barreiras-BA

Implantação da Coleção de Módulos
Rede Pitágoras – à distância Julho/2005

Empreendedorismo na Educação Infantil – 29 e 30 de Abril/2005
Rede Pitágoras – Brasília - DF

Música na Educação Infantil – 04 e 05 de Julho de 2005
Maestrina Micheline Fontal - UFBA

I Congresso Aprendendo Down - 18 a 20 Set/2003
Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus - BA

Literatura e alfabetização: uma aliança necessária – 26 Abr/2003
Rede Pitágoras – Brasília-DF

Para casa: investimento que dá retorno? - 27 Abr/2003
Rede Pitágoras – Brasília-DF

Oficina de histórias – Out/2002
FASB – Barreiras-BA

Promovendo Mudanças: uma reflexão sobre projeto pedagógico e avaliação escolar – 08 Mar/2002
Rede Pitágoras - Brasília-DF

Escola e Família: um olhar interativo com conhecimento e aprendizagem
09 Mar/2002
Rede Pitágoras - Brasília-DF

Básico – Issao e Guga/Pimpa - Filosofia para crianças - 19 a 24 Jan/2002
Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças - Guanambi-BA

Outras atividades

Colaboradora da revista Educação infantil – Editora Minuano – temas acerca da educação inclusiva e educação infantil.

Capacitadora do curso:O livro didático na perspectiva da Alfabetização e do Letramento na cidade de Baianóplis/BA: 2012

Capacitadora do curso: Educação Especial – Teorias e Práticas da Inclusão na cidade de Formosa do Rio Preto / BA: 2011.

Capacitadora do curso: Alfabetização e Letramento - Ludicidade na cidade de Baianópolis / BA: 2011.

Capacitadora do curso: Educação Infantil com eixos: Educa,ao Ambiental, Educação Inclusiva, Musicalização e Cultura Afro Brasileira na cidade de
Wanderley/BA: Janeiro - 2011

Capacitadora do curso: Alfabetização e Letramento na cidade de Angical/BA: 2010.

Capacitadora do curso: Educação Infantil e Série Iniciais na cidade de
Tabocas do Brejo Velho/BA: Janeiro - 2010

Capacitadora do curso: Alfabetização e Letramento na cidade de Angical/BA: 2010.

Comissão Organizadora da IV Conferência Municipal de Assistência Social de Luis Eduardo Magalhães – Julho - 2009

Palestrante acerca da temática: Inclusão Escolar na Faculdade Horácio Ferreira - FAAHF na cidade de Luis Eduardo Magalhães/BA: Julho – 2009

Mediadora de Grupo de Estudos com professoras da rede particular de ensino
com temática: Qualidade na Educação Infantil na cidade de Luis Eduardo
Magalhães – BA – Abril a Outubro – 2008

Mediadora de Oficinas Pedagógicas com professores da rede municipal de
ensino com temáticas acerca da Educação Infantil na cidade de Barreiras/BA-
UNEB – Universidade do Estado da Bahia:
Outubro a Dezembro – 2004.

Mediadora e idealizadora de Oficinas Pedagógicas com crianças envolvendo
os eixos temáticos do RCNEI: julho – 2005 e julho - 2006.

Capacitadora do curso: Alfabetização e Letramento na cidade de
Buritirama/BA com professores da Alfabetização e de 1ª a 4ª série: Dez – 2006

Capacitadora do curso: Fundamentos da Educação Infantil na cidade de Wanderlei/BA com professores deste segmento: Janeiro -2007.

Capacitadora do curso: O planejamento na Educação Infantil na cidade de Catolândia/BA: Julho - 2007

Idealizadora e autora do blog Saberes e Fazeres na educação

Autora do projeto social/educacional “Rio Grande com vida”, apresentado na
Câmara Municipal de Barreiras.

Autora e mediadora do projeto de capacitação “Saberes que constroem saberes”.

Estudiosa da temática Inclusão Escolar com monografia apresentada acerca
desta temática

Capacitadora do curso: Educar para transformar na Educação Infantil na cidade de Wanderley/BA: Janeiro - 2008

Capacitadora do curso: Alfabetização e Letramento na cidade de Wanderley/BA: Janeiro - 2008

Noções de Informática

Usuária no ambiente Windows e nos seus aplicativos e programas do Office.
Conhecimentos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas,
aplicativos e procedimentos associados a internet.

Contar histórias é importante também nas férias


Todas as Pesquisas mostram que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante, que os pais podem fazer quando se pretende prepará-las para obter êxito em sua futura carreira acadêmica. A leitura em alto o bom tom, ajuda as crianças e entenderem o objetivo da palavra impressa e a construir seu vocabulário. A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam. Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo.
É importante lembrar que estes livros, além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.
A literatura é tão importante para a criança, quanto a necessidade de brincar.
O adulto deve contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da criança, sendo que o número de repetições é ilimitado.
A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma. Os livros fazem com quem as crianças aprendem, se divirtam, utilizem sua criatividade, amadurece, reflita sobre suas ações. Portanto, sugere-se observar diferentes itens, dentre os quais:
Horário - O horário não pode ser rígido.
As leituras deverão surgir do modo mais natural possível e de acordo com as oportunidades.
A criança não deve sentir que há "hora da história".
Local e Arrumação – Todo local calmo, livre de barulhos e movimentações é adequado ao conto infantil e a arrumação, as crianças deve ficar de frente para o adulto de modo que veja perfeitamente o livro, a dramatização do adulto, a história ou o material que está sendo usado
Motivação - A criança não deve perceber que o adulto deseja contar uma determinada história. Cabe a esta, pondo em jogo toda a sua habilidade, levar o interesse do grupo a um ponto tal que a história venha a ser solicitada pelo mesmo.
Apresentação da História – Quem conta precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.
Durante a história pode-se, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: "... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho ... isso mesmo o padeiro."
Comentário - Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, não se deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.
Para isso, , ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.

O livro didático na perspectiva da alfabetização e do letramento

LUGAR DE CRIANÇA É NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O início do ano letivo é marcante para pais e comunidade escolar, pois representa um período de expectativas, dúvidas, curiosidades e anseios. Na perspectiva da Educação Infantil, isso se reflete ainda mais pois, trata-se das primeiras experiências da trajetória escolar da criança, que com certeza, refletirão por toda sua vida. Por isso, este segmento recebe a devida importância no histórico de cada um dos envolvidos.
Por Nayara Barrocal
É comum, para nós educadores, nos depararmos com pais e mães a se questionarem acerca da importância das crianças frequentarem a escola desde a educação infantil. Por que tão cedo na escola? Ir pra escola só pra brincar? E se a professora não cuidar bem dela?
Os questionamentos são muitos e constantes, mas a Pedagogia explica com eficácia a relevância de a criança estar na escola, desde cedo para que possa vislumbrar um futuro educacional e social com maiores garantias de sucesso e realizações.
Entrar na escola desde cedo promoverá para a criança, algumas situações que ele precisará enfrentar: se separar dos pais momentaneamente, dividir os pertences, bem como o espaço, respeitar regras, etc. Estes, serão considerados pontos negativos nesta trajetória inicial, mas os ganhos serão mais significativos.
Um desses ganhos, sendo um dos mais valiosos, é que a criança na escola de educação infantil, será acompanhada e orientada por uma pessoa habilitada, que possui conhecimentos acerca das fases do desenvolvimento infantil e que poderá favorecer o sucesso das crianças no sentido de avançar no seu desenvolvimento de forma segura e eficaz.
O desenvolvimento social, um dos pontos positivos neste processo, está garantido, pois o contato com outro da mesma faixa etária oportunizará a socialização com índice maior de tolerância, e a criança se tornará alguém que compartilha, divide, respeita e ama o seu semelhante.
Já no aspecto intelectual, também se registram pontos importantes no desenvolvimento infantil, pois as propostas desenvolvidas com intencionalidade educativa pelo professor de educação infantil oferecerão conhecimentos pedagógicos que despertarão noções básicas e fundamentais para que esta criança se torne um bom aluno nos demais segmentos educacionais.
O convívio em grupo na escola, para a criança na primeira infância, é altamente positivo, pois além de estimular o social e o intelectual, reflete também no emocional. A criança entenderá de fato, o seu papel na comunidade da qual é componente, utilizando a emoção como fonte principal para agir com os colegas, vizinhos, familiares e outros. Desta forma, além de bom aluno, se tornará bom cidadão.
Sendo assim, é possível relatar que através de observações como alfabetizadora, é perceptível que a criança que vai a escola anteriormente a esta etapa da educação, apresenta facilidade em vivenciar esta e atingir os objetivos pré-estabelecidos. O mesmo, não ocorre com a criança que não foi a escola na educação infantil, a tendência é que esta, passe por momentos de timidez, introspecção, egocentrismo e dificuldade em se relacionar com outras crianças, o que por muitas vezes,pode desencadear problemas com a auto-estima..
Aos pais, é importante que se destaque a importância da escolha da escola para a criança, esta definição deve ser realizada conforme fonte de pesquisa cautelosa, onde possa escolher com tranqüilidade, atendendo aos anseios destes e estabelecendo o vínculo de confiança entre ambas instituições sociais, de forma a garantir o sucesso da criança no ambiente escolar.
Aos professores, cabe receber estas crianças com responsabilidade, compromisso, planejamento com embasamento teórico e afetividade. Estes elementos garantem o elo entre as figuras principais deste cenário aqui descrito.
Neste sentido, decorrendo por todos os princípios que embasam a educação infantil de qualidade, entende-se que quanto mais cedo a criança for a escola, ela poderá vislumbrar um futuro educacional e social de maior relevância.

Dicas para comprar o material escolar da criançada


Nos primeiros dias do mês de janeiro os pais já começam a pensar na compra do material escolar dos filhos, o que os leva à “maratona” de pesquisa de preços nas livrarias, afinal todo desconto é bem vindo, principalmente para aqueles que possuem mais que um filho. A lista de material escolar pode variar de uma escola para outra, mas todos os anos elas sofrem mudanças, quer seja na rede pública ou particular.
Pesquise com paciência para a compra do material escolar.
Antes dos pais fazerem a aquisição dos materiais é necessário analisar o custo benefício do mesmo, ou seja, talvez seja melhor comprar materiais de melhor qualidade, embora saiam acima do valor esperado, do que ter que refazer a compra no meio do ano. O uso da lapiseira pode compensar no lugar do lápis, afinal se bem cuidada, pode ser usada mais que um ano.
Durante a compra os pais precisam ensinar os filhos a valorizarem o material escolar e também podem fazer negociações, como levá-los a locais de lazer se houver a manutenção dos mesmos, pois o que for reaproveitado de um ano para o outro pode resultar em economia para ser usado de outra forma pelo aluno. Materiais como apontador, lapiseira, compasso, a mochila, entre outros, são itens que podem ser reutilizados de um ano para o outro devido à sua durabilidade, basta o aluno aprender a ser zeloso.
Algumas pessoas preferem descartar o material escolar usado de um ano para o outro, se este for o seu caso, reúna este material usado e o entregue para alunos que em muitos casos não possuem condições de adquirir estes para o próximo ano.