Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Contar histórias é importante também nas férias
Todas as Pesquisas mostram que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante, que os pais podem fazer quando se pretende prepará-las para obter êxito em sua futura carreira acadêmica. A leitura em alto o bom tom, ajuda as crianças e entenderem o objetivo da palavra impressa e a construir seu vocabulário. A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam. Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo.
É importante lembrar que estes livros, além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.
A literatura é tão importante para a criança, quanto a necessidade de brincar.
O adulto deve contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da criança, sendo que o número de repetições é ilimitado.
A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma. Os livros fazem com quem as crianças aprendem, se divirtam, utilizem sua criatividade, amadurece, reflita sobre suas ações. Portanto, sugere-se observar diferentes itens, dentre os quais:
Horário - O horário não pode ser rígido.
As leituras deverão surgir do modo mais natural possível e de acordo com as oportunidades.
A criança não deve sentir que há "hora da história".
Local e Arrumação – Todo local calmo, livre de barulhos e movimentações é adequado ao conto infantil e a arrumação, as crianças deve ficar de frente para o adulto de modo que veja perfeitamente o livro, a dramatização do adulto, a história ou o material que está sendo usado
Motivação - A criança não deve perceber que o adulto deseja contar uma determinada história. Cabe a esta, pondo em jogo toda a sua habilidade, levar o interesse do grupo a um ponto tal que a história venha a ser solicitada pelo mesmo.
Apresentação da História – Quem conta precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.
Durante a história pode-se, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: "... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho ... isso mesmo o padeiro."
Comentário - Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, não se deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.
Para isso, , ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.
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