terça-feira, 24 de maio de 2011

Kit do MEC anti-homofobia. Eu sou contra. E você?


Ele nasceu a partir da constatação de que as escolas brasileiras são, em geral, ambientes hostis para adolescentes homossexuais. Foi desenvolvido com a proposta de ajudar a contornar o problema, e recebeu o sugestivo nome de Kit contra a homofobia. A previsão é que sua distribuição ocorra inicialmente em 6 mil escolas públicas a partir do ano que vem. Mesmo sem ter sido lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o material didático, contendo cartilha, cartazes, folders e cinco vídeos educativos, já provoca discussões inflamadas.
Não sou preconceituosa, acho até que cada um pode fazer suas escolhas, mas sou totalmente contra o kit do MEC anti-homofobia. Entendo que estamos lidando com indivíduos em fase de desenvolvimento e formação de personalidade, não podemos banalisar o sexo e as escolhas que fazemos acerca deste. As crianças vem sendo despertadas para a sexualidade pela mídia de uma forma alarmante, e agora surge este kit, que na minha opinião, ocasionará curiosidades prematuras às nossas crianças.
Nenhum de nós, foi preparado pela escola para entender as opções sexuais de cada um, então pq agora querem fazê-lo e com vídeos? Acho deprimente saber que o Ministério da Educação empregou milhões de reais na elaboração deste material tão polêmico. É difícil acreditar que assim o fizeram, quando milhares de escolas brasileiras atualmente não tem merenda, carteiras escolares, material didático, professores. Isso é vergonhoso!
De acordo com o ministro, o kit ainda precisa ser aprovado pelo Comitê de Publicações do MEC, composto pelas secretarias da pasta e por representantes das secretarias de Educação estaduais e municipais e das universidades. O kit foi elaborado pela organização não governamental Ecos Comunicação e Sexualidade.
As escolas não estão preparadas nem pra receber o deficiente pois ainda não foram adaptadas corretamente, então como conceber a ideia deste kit minha gente?

Fonte da foto ilustrativa: retirada de um dos vídeos que compõe o kit.

Deixe a sua opinião.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Senhor, obrigada por mais um ano de vida !!!!!!!!!!


Agradeço a Deus por mais um ano de vida,

33 motivos pra continuar em frente.
Muitas lutas, substituídas por vitórias.
Um ano abençoado, com saúde e união na família,
amor e alegria no coração.

Tristezas também existiram,
Mas não persistiram.
A coragem de seguir em frente,
Me encheram de paz e vontade de vencer.

Muitas conquistas resultado de muito amor
Amor pela educação, pelo sonho da inclusão.
Isso mesmo, sonhos que deixaram de ser desejos
E se tornaram realidade.

Obrigada meu Deus,
Por me permitir tentar ser uma pessoa melhor.
Que a partir de agora, tudo fique cada dia
mais feliz.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lugar de criança é na educação infantil



Por Nayara Barrocal

É comum, para nós educadores, nos depararmos com pais e mães a se questionarem acerca da importância das crianças frequentarem a escola desde a educação infantil. Por que tão cedo na escola? Ir pra escola só pra brincar? E se a professora não cuidar bem dela?
Os questionamentos são muitos e constantes, mas a Pedagogia explica com eficácia a relevância de a criança frequentar a escola, desde cedo para que possa vislumbrar um futuro educacional e social com maiores garantias de sucesso e realizações.
Entrar na escola desde cedo promoverá para a criança, algumas situações que ela precisará enfrentar: se separar dos pais momentaneamente, dividir os pertences, bem como o espaço, respeitar regras, etc. Estes, serão considerados pontos negativos para a crian,a no primeiro momento desta trajetória inicial, mas os ganhos serão mais significativos.
Um desses ganhos, sendo um dos mais valiosos, é que a na escola de educação infantil, será acompanhada e orientada por uma pessoa habilitada, que possui conhecimentos acerca das fases do desenvolvimento infantil e que poderá favorecer o sucesso das crianças no sentido de avançar no seu crescimento de forma segura e eficaz.
Na área social, um dos pontos positivos neste processo, está garantido, pois o contato com outro da mesma faixa etária oportunizará a socialização com índice maior de tolerância, e a criança se tornará alguém que compartilha, divide, respeita e ama o seu semelhante.
Já no aspecto intelectual, também se registram pontos importantes no desenvolvimento infantil, pois as propostas apresentadas com intencionalidade educativa pelo professor de educação infantil oferecerão conhecimentos pedagógicos que despertarão noções básicas e fundamentais para que esta criança se torne um bom aluno nos demais segmentos educacionais.
O convívio em grupo na escola, para a criança na primeira infância, é altamente positivo, pois além de estimular o social e o intelectual, reflete também no emocional. A criança entenderá de fato, o seu papel na comunidade da qual é componente, utilizando a emoção como fonte principal para agir com os colegas, vizinhos, familiares e outros. Desta forma, além de bom aluno, se tornará bom cidadão.
Sendo assim, é possível relatar que através de observações como alfabetizadora, é perceptível que a criança que vai a escola anteriormente a esta etapa da educação, apresenta facilidade em vivenciar esta e atingir os objetivos pré-estabelecidos. O mesmo, não ocorre com a criança que não foi a escola na educação infantil, a tendência é que esta, passe por momentos de timidez, introspecção, egocentrismo e dificuldade em se relacionar com outras crianças, o que por muitas vezes,pode desencadear problemas com a auto-estima..
Aos pais, é importante que antes da ida a escola pela criança, seja fonte de pesquisa cautelosa, onde possa escolher com tranqüilidade, atendendo aos anseios destes e estabelecendo o vínculo de confiança entre ambas instituições sociais, de forma a garantir o sucesso da aprendizagem da criança no ambiente escolar.
Aos professores, cabe receber estas crianças com responsabilidade, compromisso, planejamento com embasamento teórico e afetividade. Estes elementos garantem o elo entre as figuras principais deste cenário aqui descrito.
Neste sentido, decorrendo por todos os princípios que embasam a educação infantil de qualidade, entende-se que quanto mais cedo a criança for a escola, ela poderá ser presenteada com um futuro mais abrangente em todos os sentidos.

Novo texto na revista Educação Infantil da Editora Minuano




Novo texto na revista Educação Infantil




terça-feira, 3 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!!!!!!




MINHA MÃE

Era a mais doce e pura criatura!
A mais dedicada esposa, mulher e protetora!
Que me permitiu viver e sonhar
Que me amparou e me ensinou a caminhar!

É dela, o mérito do sucesso que se diz meu!
Pois, soube transmitir com seu amor,
Sem buscar descanso, com alegria e louvor,
A garra de luta e a grande vontade de vencer!

Plantou em mim a harmonia e a paz.
Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter.
Me mostrou sempre como amar e a perdoar!

Ensinou-me a respeitar e ser respeitada!
Ensinou-me a ter honra e ser honrada!
Ensinou-me a sublime arte de ser Mãe!

Minha Mãe, sempre será minha grande inspiração para exercer meu papel no mundo como mãe.
Obrigada mãinha. Obrigada a meus lindos filhos também por serem meu tesouro, minha princesa e meu presente.

Feliz Dia das Mães a todas vocês!!!