quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia 01 de Abril - Dia da Mentira




O dia da "mentira" ainda é utilizado como motivo de brincadeiras das crianças na escola ou em casa. Muitos pais e professores não sabem como lidar com situações em que as crianças "brincam" com a possibilidade de mentir mesmo que de brincadeira como elas dizem.

Uma mentirinha aqui e outra ali. É quase impossível deparar com uma criança que nunca tenha soltado alguma história fantasiosa, ou mesmo, tenha omitido alguns fatos para se livrar da culpa. Mas prestar atenção a alguns detalhes e ficar atento para que a situação não passe dos limites é essencial para não comprometer o desenvolvimento infantil.

Antes de se desesperar é preciso entender quando as crianças mentem por algum motivo real ou quando, simplesmente, fantasiam algumas histórias. "Crianças de até cinco anos de idade não conseguem separar a fantasia do real. A imaginação faz parte do desenvolvimento normal da criança e é base para o pensamento lógico que o adulto tem. A partir dos 7 anos, ela ainda brinca com a sua imaginação, criando situações irreais, mas as invenções passam a ser bem mais raras. A partir dessa idade, ela já passa a mentir para se afastar de um problema.

"Mentiras frequentes a partir dessa faixa etária merecem abordagens mais diretas, com repreensão dos pais e professores", diz a neuropsiquiatra psicoterapeuta Evelyn Vinocur, especialista do MinhaVida. Antes de brigar, gritar e castigar a criança é preciso conhecer os motivos dessas mentiras. Só assim é possível encontrar a melhor maneira de acabar com o problema e levar as mentirinhas para bem longe do filhote.

É preciso entender o motivo pelo qual a criança mente, já que após os sete anos, a mentira torna-se intencional. Geralmente, ela serve para:- querer fugir às responsabilidades- vergonha e medo de decepcionar os pais, professores ou amigos- medo de apanhar ou ficar de castigo- para se isentar de culpa- não querer reviver lembranças de momentos anteriores onde a criança foi sincera e não foi compreendida- melhorar a sua auto-estima - conquistar o carinho dos pais ou chamar a atenção- para preservar a privacidade. Chega de mentira! Para acabar com essas mentirinhas, os pais precisam conversar e explicar por que não é legal mentir. Só quando a criança se sente confiante é que as invenções acabam desaparecendo. "Os pais são modelos da maior importância para a criança, que precisa entender a diferença entre fantasia e realidade", diz a especialista.

Os pais devem agir no momento oportuno, o mais rápido possível, com tranqüilidade e firmeza, sem expor a criança e ouvindo as razões dela para faltar com a verdade. Se for medo de levar bronca o que causou a mentira, a solução é mostrar que seu filho pode confiar em você, oferecendo apoio, mas sem deixar de repreender uma desobediência.

A mentira pode, muitas vezes, pode atrapalhar o desenvolvimento infantil. Isso acontece, quando os pais não se dão conta que o filho precisa de ajuda. Assim as mentiras aumentam e diversos problemas acabam surgindo. Muitas vezes, a mentira é um sinal de alerta. O tratamento com profissional experiente é crucial quando a criança tem problemas na escola ou inventa histórias mirabolantes para chamar a atenção. Isso é sinal de carência afetiva e precisa de acompanhamento com um psicólogo, diz Evelyn.

Perigo!Em alguns casos, o excesso de mentiras, pode sinalizar problemas psicológicos. "O hábito compulsivo de mentir vem acompanhado de outros comportamentos anti-sociais ou desvios de conduta, como roubar, tendência a enganar, reações violentas e dificuldades nos relacionamento sociais", afirma a médica. Essas crianças, segundo ela, apresentam dificuldade para obedecer, são impulsivas e não conseguem relacionar seus atos a suas conseqüências.

2 comentários:

  1. Passando para conferir as atualizaçõs..

    abrçs e bom final de semana!
    http://ensinablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vim ver suas dicas para trabalhar o dia da mentira. Realmente é um tema bem complicado na educação infantil!
    Abraço!
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Para aperfeiçoar nossos fazeres, saberes compartilhe seus conhecimentos!