Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
quinta-feira, 18 de março de 2010
A PRESENÇA DO TEXTO NA SALA DE AULA DO 1º ANO
A escola a muito tempo trabalha com situações de leitura e escrita de modo artificial, utilizando cartilhas com “textos” que não existem fora da escola, pois se constituem num amontoado de frases sem sentido. É importante trabalhar com textos ricos, que existem no nosso cotidiano e depois extrapolar essa realidade.
Um texto não se define por sua extensão, não precisa necessariamente ter muita coisa escrita. Para ser um texto basta ter coerência com a situação comunicativa, ter um significado para quem lê e para quem escreve.
É na interação com os textos que os alfabetizandos descobrem muitas e valiosas informações sobre a escrita: o espaço existente entre as palavras, o uso de letras maiúsculas, os sinais de pontuação, as regras do sistema alfabético, ou seja, como combinar as letras e outras unidades da língua para representar histórias, fatos, pensamentos, sentimentos e emoções.
O texto nas suas várias formas, desenhado, cantado, escrito, dramatizado, recitado deverá ser a unidade básica de trabalho. Onde podemos encontrar estes textos?
• No nome de cada um;
• Nas histórias de vida;
• Nos panfletos;
• Nas cartas, telegramas;
• Nas contas de luz, água, telefone;
• Nos out – door;
• Nas receitas culinárias;
• Nas lendas
• Nas listas de compras.
A HETEROGEINEIDADE NA SALA DE AULA
Durante muito tempo a escola insistiu em trabalhar com a idéia que os conhecimentos dos alunos são semelhantes. O mito do ideal da homogeneidade é forte para muitos professores, por isto, ao deparar-se com uma turma heterogênea muitos se assustam. Pensando nisto apresentamos algumas sugestões de atividades:
Exemplo ao trabalhar com o tema MEIO AMBIENTE:
• O grupo A pode usar texto: poesias, notícias, panfletos. Os alunos poderão fazer leitura e produção de textos.
• O grupo B pode utilizar cartazes com nome de alguns seres da natureza. Registrar as palavras, decompô-las, formar novas palavras, identificar entre os alunos quem tem o nome iniciado com a mesma letra.
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE TEXTOS
TEXTOS LITERÁRIOS
• CONTO
• NOVELA
• PEÇA DE TEATRO
• POEMA
TEXTOS JORNALISTICOS
• NOTICIA
• ARTIGO DE OPINIÃO
• REPORTAGEM
• ENTREVISTA
TEXTOS DE INFORMAÇÃO CIENTIFICA
• NOTA DE ENCICLOPÉDIA
• BIGRAFIA
• BERBETE DE DICIONÁRIO
• BULA
TEXTOS INSTRUCIONAIS
• RECEITA
• REGRAS
• BULA
• RECEITAS
TEXTOS EPISTOLARES
• CARTAS
• OFICIO
• BILHETE
• TELEGRAMA
TEXTOS HUMORISTICOS
• HISTORIETA
• PIADAS
• CHARGES
TEXTOS PUBLICITÁRIOS
• AVISOS
• FOLHETOS
• PANFLETOS
• CARTAZES
Seguem abaixo algumas sugestões de como trabalhar com o texto:
1. Para os alunos que ainda não fazem relações entre o que se fala e o que se escreve e apresenta a escrita em forma de garatujas, sem presença de letra ou com algumas letras convencionais e outras inventadas por elas o trabalho do educador terá como objetivos:
Fazê-los perceber que se escreve com letras através do manuseio de livros, jornais, cartazes, etc...
Levá-los a escrever com letras através de escritas do nome, registro de textos conhecidos (Exemplo – letras de músicas).
Fazê-los reconhecer nomes de marcas, rótulos de embalagens freqüentes no seu cotidiano.
2. Para os alunos que sabe que há uma relação entre o que se fala e o que se escreve, mas que acreditam, que representamos cada som da fala com apenas uma letra, o trabalho do educador terá como objetivos:
Levar os alunos a perceber que para cada som há uma letra, através da escrita de textos já memorizados, do conhecimento de nomes significativos, etc.
Proporcionar a descoberta da sílaba como agrupamento de consoante e vogal através de atividades como:
a) leitura de textos variados
b) roleta de palavras
c) listagens (meses do ano, profissões, compras, etc.)
d) folhinha de palavras
3. Para os alunos que já adquiriram o entendimento que as palavras são formadas por sílabas e por sua vez são formadas por pequenos agrupamentos de letra, o educador terá como objetivos:
Desenvolver o prazer de escrever.
Compreender os usos sociais da escrita e até mesmo as complexidades que a escrita apresenta.
Para tanto são interessantes atividades como:
a) Escrever cartas;
b) Fazer bilhetes;
c) Fazer poesias;
d) Escrever notícias;
e) Palavras cruzadas;
f) Caça – palavras;
g) Completar textos ou palavras;
h) Trabalhar com textos conhecidos.
ETAPAS PARA A EXPLORAÇÃO DO TEXTO
1ª ETAPA:
a) Exploração do título e formulação de hipóteses sobre o tema geral e os significados prováveis do texto;
b) Leitura natural do texto completo (feito em voz alta pelo professor);
c) Troca de idéias com a turma sobre o que compreenderam da leitura. Busca de relações entre o texto e os conhecimentos e experiências dos alfabetizandos;
d) Identificação do gênero do texto;
e) Leitura didática feita pelo professor que aponta as palavras uma a uma. A turma acompanha e repete;
f) Observação de aspectos formais da escrita como sistema de representação: direção (da esquerda para direita), limites gráficos das frases (onde começam e onde terminam), número de frases, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, espaço entre as letras;
g) Repetição da leitura do texto, ora pela turma toda, ora por um único aluno.
2ª ETAPA:
a) Decomposição do texto
O objetivo desta etapa é reconhecer cada uma das frases que compõem o texto. Abaixo, estão descritos os passos a serem desenvolvidos para esta proposta:
• Escrever as frases em tiras de papel ou cartolina. Pedir que os alunos arrumem na ordem que aparecem no texto;
• Alterar a ordem das frases e levar a turma a verificar o que acontece;
• Dizer uma frase em voz alta e pedir ao aluno que encontre a tira correspondente;
• Esconder uma das tiras e pedir que o aluno descubra a frase ou palavra que está faltando;
• Deixar os alunos trabalharem em grupo com as tiras criando suas próprias atividades.
b) Exercício para análise das palavras
• Distinguir sílabas iguais;
• Contar as sílabas oralmente, batendo palmas;
• Procurar palavras que rime com a palavra-chave;
• Organizar listas de palavras que contém sílabas iguais.
c) Criação coletiva de textos
• Criação de anúncios;
• Invenção de uma pequena história;
• Dar título a uma história;
• Criar um acróstico;
• Fazer lista de compras;
• Escrever um bilhete, uma carta;
• Escrever uma quadrinha, uma poesia.
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