segunda-feira, 26 de abril de 2010

A EDUCAÇÃO INFANTIL É REALMENTE IMPORTANTE?

Nayara Barrocal*
Não seria possível falar da relevância da Educação Infantil sem mencionar brevemente alguns aspectos marcantes da sua trajetória. Desta maneira, se torna mais compreensível o trajeto percorrido desde quando esta, era vista como obrigação de instituições geralmente de cunho religioso e tinha um caráter assistencialista. Com isso, atendia as crianças de classes populares, onde a pobreza ou a orfandade imperava.
A história da Educação Infantil está intimamente ligada a história da infância, portanto ambas tem sido a história da marginalização social, cultural, econômica e educativa. As crianças eram vistas como seres sem vontades próprias e viviam em um mudo dos adultos, suas particularidades não eram respeitadas. Fazer parte do mundo era algo alcançado após a etapa infantil, só então eram vistas e entendidas como seres dotados de particularidades.
Diante disso, por muito tempo, se levantaram questionamentos quanto ao comportamento das crianças, nos séculos anteriores ao XX, quando a Educação Infantil ainda não era exercida de forma a contribuir na construção da individualidade de cada um, e estas crianças copiavam os comportamentos dos adultos sem saber de fato, o que estavam desempenhando.
Com os avanços na Educação, o segmento da Educação Infantil ganha espaço e surge a proposta de tornar a criança em um ser imerso num mundo simbólico, em um processo social contínuo e compulsivo de dar e criar sentidos. Neste sentido, a criança passa a ser vista pela ciência, pela história e pela consciência pública como ser único, capaz de pensar, refletir, produzir, construir tendo conhecimento de sua importância para o meio do qual faz parte.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil toda criança que frequentar uma turma de Educação Infantil, dificilmente não terá sucesso na etapa seguinte de escolarização, ou seja, no Ensino Fundamental.É um indispensável percurso a ser traçado pelas crianças em idades específicas por se tratar da mais interessante forma de socialização e escolarização que antecede o Ensino Fundamental. Desta forma, registra-se a sua importância diante da inserção das crianças nestes espaços coletivos de cuidado e educação.
Essa criança, e mais tarde esse adulto, inserido nos mais diferentes ambientes, através das interações com parceiros diversos, vai ter um mundo organizado por regras e códigos, diretamente ligados a um determinado momento e contexto sócio-histórico e aos recursos que dispõe.
Desmitificar a idéia que a educação Infantil é apenas uma etapa de brincar e de socializar deve ser urgente para todos os envolvidos no processo pedagógico. É necessário entender que o espaço que segmento conquistou atualmente frente a toda legislação brasileira, que permeia gradativamente as reformulações das instituições, deve justificar ser a Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica. Não pretendo dizer, que a mesma deve formalizar o conteudismo, a imagem antiquada de escolarização, ou mesmo de tecnologias avançadas no contexto de sala de aula, pelo contrário, quero registrar, que este período é o mais propenso para fortalecer os vínculos entre o conhecimento e a aprendizagem, como de fato deve ocorrer, e para isso deve-se contar com um ambiente equilibrado, equipe de profissionais constante formação e apoio constante da família.
Concluindo, a Educação Infantil é de fato muito importante, pois é nesta etapa da vida escolar, que a criança torna-se uma pessoa que reflete a época histórica e o grupo social em que vive, nesse processo, constrói suas características únicas e individuais que levará para toda sua vida!

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB n 022/98 aprovado em 17 de dezembro de 1998. Relator – Regina Alcântara de Assis. Brasília, DF, 1998.
CERISARA, A.B. Educar e cuidar – por onde anda a Educação Infantil? Perspectiva, Florianópolis, 1999.
KUHLMANN JR., Educação Infantil e Currículo. Autores Associados. Campinas, 1999.

* Pedagoga com Licenciatura Plena nas Matérias do Magistério (UNEB), Especialista em Educação Infantil (ASSOPESP -UNEB), Pesquisadora na área de Educação Inclusiva e Alfabetização. (www.saberesefazeresnaeducacao.blogspot.com). E-mail nayaraujo2@bol.com.br

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