sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Linha do Tempo da Educação Infantil





* Por Nayara Barrocal





De forma simplificada, posto aqui, uma Linha do Tempo da Educação Infantil com a intenção de que cada um que a acesse possa refletir acerca da trajetória difícil que nós, educadores precisamos trilhar para conseguir todos os avenços que hoje destacamos.
É preciso valer, todas estas conquistas até para que estas, sejam sempre frequentes e enriquecedoras para todos que lutam por estas vitórias.
É muito bom sabe rque eu, que você faz parte destes avanços, desta trajetória de obstáculos, preconceitos e de descobertas que melhoram a cada dia a educação na primeira infância.




Histórico da Educação Infantil







  • Antes de 1500, a categoria criança não existia. A criança era vista como um adulto em miniatura, sem especificidas, nem vontades próprias, nem identidade. Elas acessavam a educação formal por meio de ensinamentos oferecidos por professores particulares, ou seja, apenas quem detinha poder e dinheiro garantiam a educação nesta época.




  • De 1500 a 1600, começou a ser entendida a importância de se conceber a infância como categoria social, porém ainda vista como o adulto pequeno.




  • A partir do século XVII, a criança passou a ser respeitada como tal, então timidamente, a sociedade como um todo passou a vê-la como um ser especial que possuía sentimentos, vontades, características próprias, necessidades com base em seu desenvolvimento físico e mental.




  • De 1701 a 1800, mais ou menos, foi criada a escola como um lugar de ordem para as crianças da elite. Ainda não se diferenciava os segmentos, era uma unidade que contemplava o ensino de forma global, igual.




  • No século XIX, surgiu o primeiro Jardim de Infância pelas mãos e ideias de Froebel, o pai do lúdico, que com sua determinação na educação e amor pelas crianças, foi considerado o iniciador destes com suas propostas através do brinquedo, o estudo da antureza e o trabalho manual.




  • No Brasil, em meados de 1800, foi crada em Slavador na Bahia, a primeira iniciativa de atendimento a meninos e meninas abandonados.




  • Em meados de 1900, a Educação Infantil passou a receber grande atenção de teóricos como Piaget, que contribuiu significamente dentre tantos temas, através dos Estágios do Desenvolvimento Infantil.




  • Em 1933, em Teresina, no Piauí, o primeiro Jardim de Infância oficial do Brasil surge, chamado Lélia Avelino.




  • Em 2011, agradecemos a todos aqueles que acreditaram na importância deste segmento para contemplar o objetivo principal da LDB: À Educação Infanil compete o desenvolvimento integral da criança.








2 comentários:

  1. Me ajudou muito,ótimo trabalho Nayara.:)

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  2. Não Sou Professor... Mas, Achei Muito Bom !!! Abraços, Diego

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