Blog que apresenta diversas reflexões acerca da Educação nas áreas específicas da Educação Infantil, Inclusão Escolar e Alfabetização.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Projeto Mãe
Projeto Dia das Mães
Período: 02.05 a 11.05
Público Alvo: Crianças de 2 a 6 anos de idade.
JUSTIFICATIVA:
A mãe tem papel primordial na formação da personalidade da criança. Na Educação Infantil, vemos claramente como ocorre efetivamente a participação destas na vida de nossas crianças. Suas figuras representam dentre outros: amor, alegria, verdade, cooperação e tantos outros sentimentos. Neste sentido, trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia das Mães, e a importância que elas representam na vida dos pequenos, pois as músicas alegram e embalam e as histórias encantam e dão asas a imaginação. Desta forma, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Se as coisas fossem mães (dentre outros disponíveis na escola)
Músicas referentes ao Dia das Mães
CONTEÚDOS NORTEADORES:
• Linguagem Oral e escrita (Verbalização, rimas, prática da escuta, nomes, linguagem e pensamento, recontos de histórias, leitura como fonte de prazer, interpretação de fatos, produção de texto, interpretação de texto, trabalho com a letra inicial, leitura de imagens, etc.
• Matemática: Exploração de atributos, classificação, formação de pares, igual e diferente, contagem oral, menos e mais, sequência lógica, numeração, ordenação, função social do número, etc.
• Natureza e Sociedade: Gêneros, Como percebo o mundo a minha volta, características físicas, regras de convivência, importância da família, membros da família, diferenças entre as mães, diversidade, etc.)
• Artes: cores, formas, criatividade, inventividade, formas, texturas, reaproveitamento de material, organização espacial, organização de ideias, etc.
• Música: ritmo sonoro, rimas, coerência melodia e letra musical, sons externos e internos, reconhecimento de diversidade musical, etc.
• Movimento: coreografias e ritmos, representações teatrais, atividades lúdicas diversificadas, jogos e brincadeiras, dramatizações, etc.
OBJETIVOS:
- Valorizar através de homenagens internas da escola a figura materna;
- Estimular a linguagem oral em meio às conversas, brincadeiras, comunicação e expressão de desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
- Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que despertem e esclareçam curiosidades sobre a família.
- Participar de coreografias e mímicas das músicas a serem trabalhadas;
- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
- Interpretar músicas e canções diversas acerca da temática central do Projeto.
DESENVOLVIMENTO
- Conversas na rodinha com a turma a fim de realização de conhecimento prévio acerca da temática estudada e apresentada pelas professoras;
- Música: Trabalho com as músicas: coreografias, estudo textual das mesmas, etc.
- Histórias: reconhecimento de enredo, identificação de personagens, estudo da estrutura textual das mesmas, reflexão em torno da mensagem trazida;
- Artes: elaboração de propostas artísticas para o portfólio, organização da mini -exposição e homenagem às mães das crianças, confecção da lembrancinha para as Mães;
- Atividades: Pesquisas para saber mais sobre as mães dos alunos, identificando as diversidades, registros escritos sobre os estudos da temática apresentada;
- Lúdico: Brincadeiras, jogos, dvd’s, músicas, vivências, etc.
ESTRATÉGIAS:
- Vivências diárias por turma com as respectivas mães: Maternal (Massagem – Chantala), Jardim I ( Jardim natural), Jardim II ( Pintura no muro), Primeiro Ano ( Oficina de Reciclagem), Educação Física e Inglês ( Jogo de vôlei).
- Montagem de painéis decorativos com cartinhas, desenhos, textos em homenagem às mães;
- Estudo do texto: Se as coisas fossem mães ( em anexo material de apoio com o texto);
- Confecção de cartões para presentear as mães;
- Elaboração de lembrancinha ( sachês de sabonetes);
- A escola está providenciando lembrança ( Caixinha decorada);
- Ensaios das apresentações;
- Entrega de certificados para as mães.
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para aperfeiçoar nossos fazeres, saberes compartilhe seus conhecimentos!