segunda-feira, 30 de abril de 2012

Projeto Mãe

Projeto Dia das Mães Período: 02.05 a 11.05 Público Alvo: Crianças de 2 a 6 anos de idade. JUSTIFICATIVA: A mãe tem papel primordial na formação da personalidade da criança. Na Educação Infantil, vemos claramente como ocorre efetivamente a participação destas na vida de nossas crianças. Suas figuras representam dentre outros: amor, alegria, verdade, cooperação e tantos outros sentimentos. Neste sentido, trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia das Mães, e a importância que elas representam na vida dos pequenos, pois as músicas alegram e embalam e as histórias encantam e dão asas a imaginação. Desta forma, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria. QUESTÃO DESENCADEADORA: Livros de história – Se as coisas fossem mães (dentre outros disponíveis na escola) Músicas referentes ao Dia das Mães CONTEÚDOS NORTEADORES: • Linguagem Oral e escrita (Verbalização, rimas, prática da escuta, nomes, linguagem e pensamento, recontos de histórias, leitura como fonte de prazer, interpretação de fatos, produção de texto, interpretação de texto, trabalho com a letra inicial, leitura de imagens, etc. • Matemática: Exploração de atributos, classificação, formação de pares, igual e diferente, contagem oral, menos e mais, sequência lógica, numeração, ordenação, função social do número, etc. • Natureza e Sociedade: Gêneros, Como percebo o mundo a minha volta, características físicas, regras de convivência, importância da família, membros da família, diferenças entre as mães, diversidade, etc.) • Artes: cores, formas, criatividade, inventividade, formas, texturas, reaproveitamento de material, organização espacial, organização de ideias, etc. • Música: ritmo sonoro, rimas, coerência melodia e letra musical, sons externos e internos, reconhecimento de diversidade musical, etc. • Movimento: coreografias e ritmos, representações teatrais, atividades lúdicas diversificadas, jogos e brincadeiras, dramatizações, etc. OBJETIVOS: - Valorizar através de homenagens internas da escola a figura materna; - Estimular a linguagem oral em meio às conversas, brincadeiras, comunicação e expressão de desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc. - Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que despertem e esclareçam curiosidades sobre a família. - Participar de coreografias e mímicas das músicas a serem trabalhadas; - Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação; - Interpretar músicas e canções diversas acerca da temática central do Projeto. DESENVOLVIMENTO - Conversas na rodinha com a turma a fim de realização de conhecimento prévio acerca da temática estudada e apresentada pelas professoras; - Música: Trabalho com as músicas: coreografias, estudo textual das mesmas, etc. - Histórias: reconhecimento de enredo, identificação de personagens, estudo da estrutura textual das mesmas, reflexão em torno da mensagem trazida; - Artes: elaboração de propostas artísticas para o portfólio, organização da mini -exposição e homenagem às mães das crianças, confecção da lembrancinha para as Mães; - Atividades: Pesquisas para saber mais sobre as mães dos alunos, identificando as diversidades, registros escritos sobre os estudos da temática apresentada; - Lúdico: Brincadeiras, jogos, dvd’s, músicas, vivências, etc. ESTRATÉGIAS: - Vivências diárias por turma com as respectivas mães: Maternal (Massagem – Chantala), Jardim I ( Jardim natural), Jardim II ( Pintura no muro), Primeiro Ano ( Oficina de Reciclagem), Educação Física e Inglês ( Jogo de vôlei). - Montagem de painéis decorativos com cartinhas, desenhos, textos em homenagem às mães; - Estudo do texto: Se as coisas fossem mães ( em anexo material de apoio com o texto); - Confecção de cartões para presentear as mães; - Elaboração de lembrancinha ( sachês de sabonetes); - A escola está providenciando lembrança ( Caixinha decorada); - Ensaios das apresentações; - Entrega de certificados para as mães. AVALIAÇÃO Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

Um comentário:

Para aperfeiçoar nossos fazeres, saberes compartilhe seus conhecimentos!