segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sugestões – Dia das Mães

1. Atividades: • Desenhos individuais das mães pelas crianças em ¼ da cartolina com tinta guache. Deixar que criem sozinhos esta imagem da mamãe; • Montagem de painel com estas produções ao longo do corredor da escola no dia da festa em homenagem às mães; • Faixas com papel madeira com frases do tipo: “Mamãe você é... e cada criança dirá o que completaria, e então a professora ou mesmo a criança acrescenta com cópia significativa; • Mensagens digitadas com opiniões dadas às crianças encaminhadas via agenda; • Quadros com flores em dobraduras utilizando papéis; • Ímãs de flores com e.v.a.; • Textos em metade do espaço do papel com carimbo das mãos, cujos dedos serão flores; • Registros em blocões das falas das crianças sobre o que pensam da mãe; • Acrósticos com os nomes das mães para montagem de murais; • Elaboração de certificados para serem entregues após vivências com as mães; • Carimbos com as mãos sobre camisetas solicitadas às mães previamente; • Confecção de flores com forminhas de docinhos colocadas em vasinho para decoração também; • Porta-recados com carimbo da mãozinha lembrando uma flor; • Painel com coração no centro e carimbos dos pezinhos em volta. • Recadinhos registrados pela professora, mas dito pelas crianças colocados em mural, ímãs no armário da sala de aula, ou como móbiles na sala de aula; • Elaboração de álbum sobre as mães: Como eu era aos 5 anos... Aos 15... No meu casamento eu... Quando engravidei eu... E agora que sou mãe eu... ( um dia cada uma como atividade de casa da mamãe). • Preparação de uma mensagem para envio na agenda dia 11.05. • Cada criança pode produzir um textinho sobre a mãe. • Confecção de cartazes com figuras de revistas: O que eu gostaria de presentear minha mãezinha” • Dinâmica para dia da Vivência - PRESENTES ESPECIAIS PARA A MAMÃE Preparativos: Encape cinco caixas de tamanhos diferentes com papel de presentes. Escreva em cada caixa as palavras a seguir: alegria, verdade, cooperação, obediência e amor. Escolha cinco crianças para participar e distribua entre elas, os textos que deverão decorar para falar. Na hora da apresentação, uma criança de cada vez irá até a frente com a caixa, falará e depositará a caixa na mesa, que deverá estar forrada com uma bonita toalha. Orientadora: Neste dia especial, sempre é bom ganhar presentes, hoje mamães, as nossas crianças trouxeram presentes especiais para vocês, vamos ver que presentes são esses.( Após esta fala, cada criança entrará e falará.) Criança 1: Alegria: Alegria para mim é estar sempre com você. Lembre-se que "A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes" Neemias 8.10. Criança 2- Verdade: Entre eu e você, a verdade sempre existirá, prometo que "o que eu digo é verdade, pois odeio a mentira" Provérbios 8.7. Criança 3- Cooperação: Prometo sempre ajudar você, pois não posso deixar de fazer o bem e ajudar ao meu próximo, pois "são esses os sacrifícios que agradam a Deus Hebreus 13.16. Criança 4- Obediência: Obediências é o presente que toda mãe deseja, vou me esforçar para ser um filho obediente, pois na Bíblia aprendi que este é o meu dever Efésios 6.1 Criança 5- Amor: Todos os presentes só têm valor quando existe amor. O meu amor por você é eterno II Coríntios 13.8 Encerre orando e ouvindo uma música. • Envie versículos bíblicos nos recadinhos das agendas que lembrem a data especial; • Trabalhar quadrinhas sobre a Mãe como textos rimados em atividades artísticas, álbuns, cartazes, painéis. Seguem alguns exemplos: • Que mãozinha habilidosa! costura, borda, cozinha... Mamãe é sempre jeitosa, Uma perfeita abelhinha. Mamãe parece uma fada, tem varinha de condão. Nossa casa é arrumada Com beleza e perfeição. O bolo que mamãe faz è gostoso, bem fofinho. Na sua mão cresce mais E não sobra um pedacinho. A maior habilidade Que minha mãe tem no lar, É espalhar felicidade, Todo dia ao despertar! Reloginho bate, bate: Tique-taque sem parar. É o coração da mamãe, Cheio de amor a pulsar! Quando não sei a lição, Ela me ajuda um pouquinho. Ensina com devoção, Quer seu filho sabidinho. Se estou doente ela sofre, Vela por mim noite inteira. Depois num beijo adormeço, Com mamãe à cabeceira. Seu olhar é meigo e doce Quando vai me aconselhar. E se às vezes está zangada. Não demora a perdoar. • Estudar a estrutura textual: Doce Mãezinha (poesia) Doce mãezinha, tão meiga tu és... Se choro baixinho ou fico risonho, Meu berço, depressa, vai espiar, Tua fala macia me faz sossegar. Doce mãezinha do meu coração, Cuidas de mim com tanto carinho... Sou pequenino, teus braços, meu ninho. Quero abraçar-te com muita afeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para aperfeiçoar nossos fazeres, saberes compartilhe seus conhecimentos!